Cadernos de Comunicação e Linguagem - Vol 02, 2010
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cadernos de Comunicação e Linguagem - Vol 02, 2010 by Author "Almeida, Alexandre Frey Pinto de"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise transaccional, comunicação na família e insucesso escolar: um estudo de casoPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deCom base nas propostas de Eric Berne (1972), procedeu-se ao estudo do argumento (projecto de vida) dum rapaz de 11 anos ainda a frequentar o 3º ano de escolaridade, procurando-se explicar o caso segundo o paradigma da Análise Transaccional (A. T.), a técnica proposta por aquele autor. Um abandono parental a que foi sujeito desde a mais tenra idade poderá ter resultado numa desconfirmação persistente que poderia por sua vez levá-lo a adoptar com frequência comportamentos provocatórios e de fuga, numa complexa dialéctica com figuras parentais de substituição (sobretudo a avó) acentuadamente ambivalentes no seu modo de interagir com ele: um mandato do tipo “foge daí e une de novo os teus pais” (numa nova união conjugal mítica) poderia dar sentido a esta existência marcada pela negligência parental, terminando por ser transportado igualmente para a escola. O modelo da A. T. poderia então ser adequado à compreensão do insucesso escolar em casos análogos de famílias disfuncionais. Taking as a basis Eric Berne proposals (1972), a study of a script (plan of life) was undertaken, concerning a 11 year old boy who was still attending the 3rd grade, and an attempt is made toward an explanation of the case according to the paradigm of Transactional Analysis (T. A.) – the whole technique proposed by that author. A parental abandonment that he suffered since an early age may have resulted in persistent disconfirmation, which could in turn lead him to escape and adopt behaviours often provocative, in a complex dialectic with substitutive parental figures (especially Grandmother) markedly ambivalents in their interaction with him: some kind of mandate as “run away and attach your parents again” (in a new mythical conjugal union) could make sense of this existence marked by parental neglect, and could ultimately be also transported to school. The model of T. A. might then be appropriate in order to understand school failure in similar cases of dysfunctional families.
- Comunicação no tango - alguns efeitos terapêuticos: um estudo de casoPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deO tango conjuga poemas, música e dança na expressão de sentimentos e afectos segundo uma técnica rica e complexa mas que oferece margens de grande criatividade na expressão das emoções. O seu aproveitamento terapêutico na forma de “tango terapia” (F. Trossero, 2006) tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos, pelos seus efeitos a nível físico e motor (e.g. em certas formas de hipertensão, na doença de Parkinson), a nível cognitivo (por exemplo na doença de Alzheimer ou em certas oligofrenias) e a nível afectivo (nomeadamente na depressão neurótica e psicótica). O abraço dos corpos que se movem em estreita complementaridade tem sido especialmente valorizado pelos seus efeitos benéficos a estes três níveis. Apresenta-se o caso clínico duma paciente em crise conjugal que já tentara o suicídio e em quem a frequência semanal de aulas de tango e milongas com o marido, associada a consultas regulares de saúde mental, deu lugar a melhorias acentuadas apesar dos ciúmes do cônjuge, conforme se observa em uma checklist que lhe foi dada a preencher e na qual ela confirma um grande número de efeitos subjectivos positivos que aparentemente a tornaram mais estável emocionalmente e terão mudado também para melhor a relação do próprio casal. Trata-se de efeitos mediados, na sua maior parte, por uma expressiva comunicação não verbal. Será previsível então que o tango possa exercer igualmente efeitos terapêuticos em algumas perturbações da comunicação – e.g. certas afasias e dislexias, certas formas leves de autismo e de gaguês, assim como, claro está, determinados problemas de comunicação em famílias e casais. Tango combines poems, music and dance in the expression of feelings and moods by means of a rich and complex technique, even if this one offers marges of a great creativity in the expression of emotions. Its therapeutic exploitation as “tango therapy” (F. Trossero, 2006) has been developed in recent years, because of its effects at a physical and motor level (e.g. in certain forms of hypertension, in Parkinson disease), at a cognitive level (for instance, in Alzheimer disease or in some kinds of retardation) and at an affective level (namely in neurotic and psychotic forms of depression). The embrace of two bodies moving in straight complementarity has been quite appreciated because of its benefits in the three levels. One patient in marital crisis who as attempted suicide is presented as a case study; tango classes attended once a week and regular frequentation of milongas with her husband, combined with regular consultations of mental health, led to marked improvements in spite of the jealousy of her partner, as we can observe at a checklist given to be fulfilled by her, where she confirms a lot of positive subjective effects through wish she seems to have become emotionally more stable, and as a result of this, the relation within the couple apparently is also going better. For the most part, these effects are mediated by an expressive nonverbal communication. It could then be expected that tango can exert therapeutic effects in certain disorders of communication as well – e.g. certain aphasias and dyslexias, some mild forms of autism or stuttering and, of course, certain problems of communication in families and couples.
- EditorialPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto de