FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento
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Browsing FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento by advisor "Costa, Maria Elisa Gomes da"
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- Gestão Democrática Participativa no Programa de Qualificação de Docentes na Universidade Estadual do Maranhão – PQD/UEMAPublication . Silva, Iva Souza da; Costa, Maria Elisa Gomes da; Reinaldo, Telma Bonifácio dos SantosAnálise da trajetória da Universidade Estadual do Maranhão, no recorte temporal compreendido entre os anos de 1993 a 2008, período este que se caracterizou pela inserção da UEMA no contexto educacional de formação dos professores que atuam na Educação Básica - Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino no Estado do Maranhão, como parte das mudanças oriundas das alterações no sistema educacional brasileiro através da LDB nº. 9394/96. Destaca-se a Gestão democrática e participativa no que tange ao Programa de Capacitação de Docentes – PROCAD e o Programa de Qualificação de Docentes – PQD, este implementado na terceira fase da proposta de licenciatura dos docentes oriundos da rede pública estadual e municipal nos anos 2000 a 2008. Para tanto, resgata-se a origem histórica da UEMA, sua contribuição para a melhoria de qualidade da Educação maranhense, sua organização administrativa e didático-pedagógica, bem como sua expansão no Estado do Maranhão e os resultados alcançados. Os objetivos da investigação refletem as marcas das mudanças vigentes na sociedade brasileira, as concepções de gestão compartilhada no PQD/UEMA, conforme a concepção de sociedade do conhecimento e das políticas da Educação, em relação à formação dos professores-alunos frente às mudanças paradigmáticas ocorridas dentro da sociedade globalizada do século XXI. Utiliza-se uma abordagem etnográfica de caráter qualitativo, objetivando obter fatos historicamente construídos, através de contato direto da investigadora com o objeto estudado; métodos teóricos e práticos foram utilizados para compreender quais as variáveis que atuam nesse processo de fragmentação/reconstrução das instâncias de gestão democrática, observando o hiato existente entre as políticas educacionais e a democratização da gestão da Educação. Conclui-se que as diversas dimensões gestoras do PQD/UEMA, no Estado do Maranhão, estão formalmente instituídas, mas por si sós não garantem a efetivação do processo de democratização e participação de seus membros carecendo, portanto, de uma política gestora inovadora, que passe pela reformulação de seus quadros administrativos e pedagógicos, a fim de alcançarmos a eficiência e eficácia proposta pela legislação nacional.