FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento
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Browsing FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento by advisor "Barros, Carla"
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- Estudo do perfil de competências no processo de recrutamento e seleção no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais de AngolaPublication . Santos, Mónica Alexandra Tavares Soares e; Barros, CarlaO presente estudo tem por principal objetivo definir o perfil de competências que determinam a construção do perfil de candidato no processo de recrutamento e seleção no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais de Angola. Tendo como pano de fundo do presente estudo a aplicação das teorias que conduzem à construção de um perfil de competências na realidade da polícia angolana levamos a cabo um estudo de caso qualitativo que teve como principais instrumentos de recolha de dados a observação e avaliação qualitativa dos testes psicotécnicos a que os candidatos a cadetes são sujeitos e um inquérito por questionário colocado a elementos que integram os quadros humanos da Polícia Angolana. Com base nos resultados obtidos a partir da metodologia empírica aplicada construímos uma proposta de perfil de competências dividido entre competências comportamentais e competências técnicas onde se destacam a capacidade de comunicação, autonomia e responsabilização, que poderá vir a constituir-se no modelo orientador do processo de recrutamento e seleção dos candidatos da instituição onde empreendemos o presente Estudo de Caso.
- Modelo de gestão dinâmico participativo na educação: uma proposta a partir da experiência do Conselho Municipal de Educação de Imperatriz/MaranhãoPublication . Sousa, Sebastião Rodrigues de; Barros, Carla; Luaiza, Benito AlmaguerEste estudo tem como objeto de análise o modelo de gestão do Conselho Municipal de Educação (CME) na educação de Imperatriz, Estado do Maranhão, Brasil. Investigou-se a seguinte problemática: Tendo em vista a atuação do CME de Imperatriz, há necessidade de apresentar-se uma proposta que incentive maior participação da sociedade no processo de gestão da educação municipal, através de um modelo de gestão dinâmico participativo do CME? O objetivo norteador da proposta foi elaborar um diagnóstico da realidade da gestão do CME, no ensino de Imperatriz, averiguando a necessidade de incentivar a participação da sociedade no processo de gestão da educação local. O modelo de gestão dinâmico participativo sugerido é uma proposta inovadora. A gestão da educação brasileira, por força da legislação educacional vigente, deve ser democrática. A democracia se caracteriza pela participação de representantes de segmentos sociais em órgãos colegiados como os conselhos escolares e os Conselhos Municipais de Educação (CMEs). O CME se constitui como um órgão componente da estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Educação, pela concepção das políticas públicas de educação no âmbito municipal e no exercício de funções de natureza consultiva, deliberativa, fiscalizadora, normativa e mobilizadora. Nesse estudo realizou-se uma abordagem sobre a educação, seus modelos de gestão e desafios ao longo da história, assim como as teorias pedagógicas e psicológicas da educação que lhe servem de suporte. Além disso, tratou-se da educação no contexto da globalização, das reformas educativas de inspiração neoliberal, da contextualização histórica sobre os Sistemas de Ensino e órgãos de deliberação coletiva, a qual culminou com os Conselhos Municipais de Educação. A metodologia apresentou-se como um estudo de caso recorrendo às técnicas de pesquisa como: Observação, entrevista, questionário estruturado e debate, numa análise quantitativa e qualitativa. Os resultados empíricos coletados indicam dificuldade no funcionamento do CME de Imperatriz, por falta de autonomia administrativa, financeira, pela dependência a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), órgão sobre o qual deve exercer a ação fiscalizadora. Contudo, no estudo realizado pretende-se fomentar através da educação, a construção da cultura de participação da sociedade em órgãos colegiados como forma de promoção e defesa de direitos dos cidadãos.