ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
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Browsing ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem by advisor "França, Márcio Pezzini"
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- O impacto da amamentação no desenvolvimento de habilidades da linguagem infantil: um estudo populacionalPublication . Fraga, Deborah Fick Böhm; Freitas, Susana Vaz; França, Márcio PezziniO adequado desenvolvimento da linguagem oral na infância é fundamental e um dos marcos mais importantes para que a criança desenvolva outras capacidades cognitivas e sócioemocionais. Recentemente, estudos de forte impacto a nível global sugeriram que a amamentação poderia influenciar o desenvolvimento cognitivo. Evidenciaram a sua importância enquanto atividade motora da linguagem, e o seu reflexo em aspetos cognitivos (O presente estudo visou contribuir nesse sentido, evidenciando um dos marcos cruciais do desenvolvimento infantil: a linguagem e que comportamentos neonatais ajudam a protegê-la. Teve por objetivo compreender o impacto do aleitamento materno no desenvolvimento de diferentes aspetos da linguagem infantil e verificar se existe relação entre o tempo ou exclusividade da amamentação e os resultados do protocolo de avaliação da linguagem. Na presente investigação define-se como população os estudantes de 24 a 36 meses (de idade, da rede pública de escolas de educação infantil da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. 193 crianças passaram pelo processo completo de avaliação (questionário preenchido pelos pais ou responsáveis e avaliação presencial, gravada em vídeo, para análise através do protocolo de observação comportamental, PROC). Os resultados obtidos nas diferentes provas foram submetidos à análise estatística com descrição dos valores da média, mediana, percentis 25 e 75 e desvio padrão. Foi considerado significante o valor de p < 0,05. No presente estudo foi possível observar a ação do tempo e da exclusividade da amamentação no desenvolvimento de todas as capacidades da linguagem infantil avaliadas pelo PROC. Demonstra-se que não somente as capacidades verbais (que justificadamente poderiam melhorar os scores pela ação da amamentação na musculatura facial), mas também as de aquisição e desenvolvimento da linguagem (como a compreensão verbal, a manipulação do objeto, o desenvolvimento do simbolismo, a organização do brinquedo, e os aspetos do desenvolvimento cognitivo) sofreram um impacto positivo na correlação “quanto maior o período de aleitamento materno exclusivo, maior a pontuação."