FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by advisor "Cardoso, António"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Blockchain: um novo modelo social e financeiroPublication . Rodrigues, Josina dos Santos; Trigo, Miguel; Cardoso, AntónioA blockchain tem vindo suscitar distintos enquadramentos quanto à sua aplicação e funcionalidades. Este trabalho de investigação objetiva analisar o fenômeno da blockchain e identificar se este é a gênese de um novo ecossistema social e financeiro. Como também, avaliar se uma estrutura organizacional realmente precisa implementar a blockchain. E ainda, abordar os impactos sociais e econômicos que resultam da sua implementação. Diante do recente aparecimento deste instrumento, a revisão da literatura incluí relatórios acadêmicos e empresariais. Os objetivos específicos constituem-se pela análise do nível de desenvolvimento da blockchain em diferentes países e setores de atividade, pela identificação de opiniões e atitudes em relação a blockchain, como uma ferramenta para mudanças sociais e financeiras, e ainda, auferir a sensibilidade dos especialistas quanto à confiança, a segurança, ao compartilhamento e recomendação do instrumento. A metodologia qualitativa incluiu um painel de especialistas representantes de 8 países. Como resultado, foi criado um construto que apresenta três diferentes abordagens: hoje, os impactos e o futuro. Na validação da investigação, realizou-se um estudo quantitativo baseado na criação de um questionário. O resultado apresentou 325 respostas permitindo a construção de um modelo de integração de blockchain. Assim, este trabalho pode ser o ponto de partida para futuros investigadores que buscam criar uma conexão entre a descentralização da informação e a segurança numa sociedade colaborativa que busca ser competitiva e sustentável. Esta tese contribui com uma base de dados de 49 países, que reflete os desafios da blockchain numa sociedade em transformação. A blockchain é um instrumento que já está incorporado na sociedade.
- Construção de um novo modelo conceptual de estratégia de desenvolvimento económico para os pequenos estados insulares em desenvolvimentoPublication . Francisco, Albertino da Boa Morte; Cardoso, AntónioSmall Island Developing States (SIDS), como categoria de países, foi criada pelo sistema da ONU, em 1992, para designar pequenos Estados insulares que partilham vulnerabilidades económicas, sociais e ambientais peculiares aos mesmos, decorrentes da sua insularidade e do seu pequeno tamanho. Por este facto, em 1994, a ONU criou o Plano de Ação de Barbados (BPOA) para ajudar estes países a superarem as supramencionadas vulnerabilidades. O BPOA foi unanimemente adotado pelos SIDS e tem sido o único instrumento internacional de desenvolvimento concebido para estes países e subscrito coletivamente pelos mesmos. Porém, as estratégias de desenvolvimento económico baseadas neste plano de ação, que vêm sendo implementadas nos SIDS desde a sua adoção, há mais de duas décadas, não têm respondido de forma adequada às necessidades de desenvolvimento destes países. Em alguns casos, as vulnerabilidades vêm-se agravando. A falha do BPOA em ajudar os SIDS a atingirem os objetivos para que foi concebido decorre do seu foco na gestão ambiental, em detrimento do crescimento económico (do PIB), e a sua abordagem exógena de desenvolvimento, que coloca ênfase na assistência internacional e exacerba a dependência destes países de fatores exógenos, em detrimento da promoção ou do aproveitamento dos fatores endógenos de desenvolvimento. Em busca de uma alternativa viável ao BPOA, este estudo utilizou a metodologia de investigação construtiva para conceber um novo modelo conceptual de estratégia de desenvolvimento económico para os SIDS (EDE-SIDS), adotando uma abordagem endógena de desenvolvimento e um foco no crescimento económico, buscando encontrar um equilíbrio entre a geração da riqueza, o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental. O EDE-SIDS foi validado conceptualmente junto a 73 pontos focais de 43 organismos internacionais, bilaterais e regionais, e um painel de 392 especialistas que operam nos sectores público, privado, social e internacional, ligados direta ou indiretamente às questões de desenvolvimento dos SIDS. Foi ilustrado com o caso de São Tomé e Príncipe (STP), onde se fez aproximação ao caso concreto de um dos SIDS.
- Factors influencing mobile marketing acceptance in higher education students in the United Arab EmiratesPublication . Coelhoso, João Pedro Esteves; Bandeira, Fernando; Cardoso, AntónioTechnology advancements in mobile communication has seen a rapid rise in recent years. Likewise, the use of mobile technologies has proven to be of extreme importance in consumer’s life. The main goal of this study is to investigate and identify the impact of marketing activities on the acceptance of mobile marketing practiced by higher education students. Assisted by the Technology Acceptance Model (TAM) and Uses and Gratifications Theory, this study tests a conceptual model that explain factors influencing mobile marketing acceptance. The study was conducted in Federal Higher Education Institutions in the UAE. A descriptive, explanatory research that used a quantitative survey methodology was adopted. This study surveyed 402 higher education students using a probabilistic stratified sampling method. The overall findings revealed that risk acceptance, providing information, sharing content, accessing content, perceived value and personal attachment have a positive influence in mobile marketing acceptance, and it validates a new model using Structural Equation Modelling. Furthermore, this study highlights the current state of mobile marketing utilization along with preferred types of services used. This research has the potential to benefit companies to create better mobile marketing strategies, in which they can incorporate within their product and services and recommends actions to create a more effective mobile marketing campaign that benefits both consumers and organizations.
- Os impactos socio-económicos do turismo: estudo de caso na comunidade brasileira de Jericoacoara - Ceará (2000-2015)Publication . Silva, Sandro Marques; Cardoso, AntónioO presente estudo tem por objetivo analisar como os nativos e moradores antigos da pequena localidade de Jericoacoara, situada no Nordeste brasileiro, que tem sido alvo de uma intensa movimentação turística, avaliam e vivenciam os indicadores socioeconómicos, culturais e ambientais resultantes da atividade turística na Vila e quais os impactos para a comunidade e para a sua vida. Pretende-se, além disso, avaliar a acuidade desse olhar, comparando-o com opiniões de estudiosos do assunto. Para isso foi feita uma apresentação pormenorizada das diversas posições teóricas a respeito do turismo e os seus impactos positivos e negativos sobre as comunidades recetoras nos mais variados segmentos da vida quotidiana da população. Para situar melhor a questão, estão pontuados alguns momentos históricos mais significativos do Turismo no Mundo, no Brasil e no Ceará. Em relação ao Brasil e ao Ceará, o estudo preocupou-se também em descrever os principais indicadores relacionados com o turismo, assim como, a identificar o perfil dos trabalhadores na atividade, situação laboral, escolaridade, rendimentos, condições de vida, políticas públicas de turismo adotadas e instituições ligadas a esse setor, seja na preservação ambiental seja na proteção e defesa do património histórico e natural, além de verificar as transformações ao nível das principais infraestruturas básicas: saúde, educação, transportes e saneamento. Na conclusão do trabalho, apresentam-se as perceções dos moradores acerca dos impactos decorrentes da atividade, isto é, o reconhecimento de efeitos positivos advindos do turismo para a vida dessa comunidade, nos seus aspetos sociais e económicos, além, também, de alguns efeitos colaterais negativos nos seus aspetos culturais e ambientais. Esboça-se, no final, uma crítica e síntese de tudo o que foi discutido, questionando-se entre outros os conceitos-chave nesse estudo de turismo, de desenvolvimento, da qualidade de vida e do encontro de culturas. Foram propostas, ainda, algumas sugestões de ação às instâncias públicas, no sentido de um aprimoramento da vivência e administração do turismo naquela localidade, com o objetivo de proporcionar uma melhor condição de vida ao nativo, na sua luta por um desenvolvimento mais integral, englobando o plano social, económico, cultural e ambiental da região.
- O valor da marca: modelo integrativo de avaliação de marcasPublication . Silva, Daniel Nascimento Pereira; Cardoso, AntónioAs marcas têm-se afirmado como um fenómeno do marketing e sobretudo do comércio nos últimos 30 anos, fruto do crescimento das marcas no tecido empresarial, da aposta cada vez mais aguerrida nas campanhas de marketing e do crescimento do comércio. Desta forma, as marcas constituem-se como um ativo estratégico para as empresas, sendo necessário gerir e avaliar este ativo. As marcas são criadas, no entanto, para que produzam os resultados esperados é necessário que sejam avaliadas quer no plano interno (através do cliente interno), quer no plano externo (através do cliente externo). Um dos pilares da marca são as suas fontes de valor, denominadas por alguns investigadores como dimensões, serão as fontes de valor internas e externas que serão avaliadas, no sentido de chegar ao valor da marca. Será ainda incorporado no modelo uma vertente de avaliação da formação da preferência. Será criado um novo modelo de avaliação de marcas — modelo integrativo — com o objetivo de dar corpo à presente investigação. O modelo está suportado em três vertentes: o valor interno da marca, o valor externo e a formação da preferência do cliente. Cada uma destas vertentes será avaliada através de fontes de valor, uma mais num plano da formação da preferência, outras num plano de marketing, outras num plano de recursos interno. O objetivo deste trabalho é pois apresentar um novo modelo integrativo (multidimensional) de avaliação de marcas, testar o modelo em marcas do setor têxtil português e verificar a sua aceitabilidade.