FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
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Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by advisor "Bruck, Mozahir Salomão"
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- A divulgação da ciência em redes sociais: o uso do Facebook por instituições de pesquisa do AmazonasPublication . Barbosa, Cristiane de Lima; Sousa, Jorge Pedro; Bruck, Mozahir SalomãoNa era da cibercultura, a Divulgação Científica (DC) tem se dado por meio de formas de articulação de novas plataformas e processos de circulação e mediação ao ser realizada nas mídias sociais na internet, como o Facebook. Este trabalho objetiva identificar e analisar como ocorre e funciona a produção de conteúdo feita por instituições de pesquisa do Amazonas no Facebook, verificando, sobretudo, a DC nessa mídia. Buscou-se entender: Como a mídia social digital Facebook está sendo utilizada como plataforma de divulgação científica por instituições de ensino e pesquisa científica instaladas no Amazonas? Para tanto, o corpus desta tese se consubstancia em uma análise exploratória de Fanpages de três importantes instituições de ensino e pesquisa científica: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Em termos dos procedimentos metodológicos, utilizou-se de técnicas de pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo quali-quantitativa, associada ao método comparativo, observação não participante e entrevistas conduzidas aos profissionais de mídias sociais digitais do corpus analisado. Aplicou-se ainda o recurso de estudo de caso múltiplo para aprofundamento do objeto. Este trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo dois mais teóricos, um para a análise do objeto e no último, consta a elaboração de um Plano para conteúdo digital aplicado à divulgação científica, voltado para profissionais da área. Como parte das conclusões deste trabalho, constatou-se que a produção científica ainda tem espaço limitado nas páginas do Facebook de instituições científicas na Amazônia. A contribuição desta tese como resultado prático e orientado para o mercado consiste em um plano estratégico e inovador composta por um modelo de construção para estratégias de conteúdo aplicadas à comunicação da ciência em redes sociais digitais; modelo com fatores de textualização para as mídias sociais digitais; e a proposta de um modelo adaptado de Marketing de Conteúdo Digital para a DC. Buscou-se observar, ainda e em especial, aspectos que substanciaram a hipótese, a saber, de que as páginas do Facebook das três instituições ainda utilizam (no período da análise) essa mídia social digital sem planejamento dinâmico de produção orientado para a DC junto à sociedade.
- Interatividade e relacionamento de operadoras de saúde brasileiras por meio do Facebook: estratégias para promoção da saúdePublication . Marcelino, Paola Lanzalotta; Sousa, Jorge Pedro; Bruck, Mozahir SalomãoO advento da Web 2.0 trouxe uma concepção mais dinâmica da internet, intensificando o seu modo de interagir e colaborar através de uma comunicação multidirecional, possibilitando o surgimento dos Sites de Redes Sociais (SRS), dentre eles o Facebook. O crescimento dessas redes interativas tem determinado todo um campo discursivo e institucional, quando se pensa a comunicação organizacional, sendo também determinante em muitos fatores para condutas humanas. Ao mesmo tempo, estudos recentes têm reiterado que a comunicação organizacional de muitas instituições parece não ter acompanhado a evolução de suas práticas estando, a despeito do aparecimento dos SRS’s, em descompasso com sua capacidade de criar, bidireccionalmente, a comunicação interativa e participativa entre pessoas. Nesse contexto, os sites de redes sociais podem ser determinantes em ações que tem como primazia novas estratégias de promoção de saúde. Por esse motivo, muitas operadoras de saúde (OPS), empresas privadas que vendem seguros e planos de saúde, tem se aproveitado dos SRS’s. Dessa forma, o objetivo da presente tese foi identificar como as OPS brasileiras estabelecem suas estratégias de promoção da saúde, através de relacionamento e interatividade, por meio do Facebook. Trata-se de um estudo comparativo, longitudinal, exploratório e descritivo. Foram analisadas as postagens no Facebook das três maiores operadoras de saúde do País. Para os dados quantitativos, tais como volume de posts e sua categorização, foi utilizada a Análise de conteúdo. Para os dados qualitativos, em que se observou o caráter relacional das mensagens, foi utilizada a análise do discurso. Análise de Reses Sociais foi utilizada para mapear padrões de utilização da página das operadoras e aspectos funcionais da rede de informação delas. Como resultado geral, pareceu que as informações aqui trazidas contribuíram para agregar mais conhecimento para a área da gestão da informação e sobre o uso do Facebook para estratégias de promoção da saúde. Mostrou também que, mesmo aparentando benefícios para promoção da saúde, há necessidade, por parte das operadoras, de um melhor manejo do conteúdo, da moderação das postagens e maior engajamento para esse fim, sobretudo focados numa visão mais ampla do conceito de promoção da saúde.