FCHS (DCEC) - Gestão
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Gestão by advisor "Salazar, Ana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da motivação laboral numa agência de viagensPublication . Monteiro, Sónia; Salazar, AnaAtendendo a que se vive numa era de globalização, em que a tecnologia, as estratégias e a estrutura das organizações são muito semelhantes, a verdadeira vantagem competitiva só poderá surgir das competências dos recursos humanos. Os empregados deixaram de ser encarados como um mero recurso produtivo, passando a ter um maior destaque, devido ao facto de serem uma das imagens das organizações e o elo de ligação entre as organizações e os clientes. Os líderes também alcançaram um papel de grande destaque nas organizações, quer através da tomada de decisões, quer na motivação dos empregados. Nesta perspectiva foi realizado um estudo, através de um inquérito, que tem como objecto uma agência de viagens e como finalidade avaliar os factores que motivam os empregados. A utilização do programa SPSS no tratamento dos inquéritos recolhidos, possibilitou a realização de algumas análises estatísticas, permitindo chegar a várias conclusões importantes. Os resultados indicaram que os factores motivacionais mais importantes considerados pelos empregados são: a responsabilidade da função desempenhada, o bom relacionamento existente entre os colegas e superiores e a atractividade do trabalho. Os empregados têm um nível de motivação elevado e cerca de 63% dos empregados consideram que o responsável tem um papel importante na sua motivação. Para que esta agência continue a ser competitiva num mercado altamente concorrencial é necessário continuar a apostar na qualidade, implementando uma gestão de recursos humanos mais eficaz e adoptando estilos de liderança, que estejam enquadrados com as especificidades da indústria e com as melhores práticas de gestão.
- Segmentação do mercado turístico: o perfil do passageiro low costPublication . Silva, Pedro Miguel Bastos Tanqueiro da; Salazar, AnaO tema deste estudo é a segmentação do mercado turístico. O objectivo principal é a determinação do perfil do passageiro low cost. No primeiro capítulo é feito o enquadramento teórico deste estudo através da revisão bibliográfica, sendo assim descrita a evolução da segmentação de mercado, as bases onde se apoia e os factores de atractividade de um destino turístico. No segundo capítulo é clarificado o conceito low cost e apresentada a evolução deste tipo de companhias aéreas. É caracterizada também a Ryanair em relação à sua estratégia e evolução em Portugal. No terceiro capítulo descreve-se a metodologia usada, apresentando todo o processo de pesquisa e os objectivos e hipóteses formuladas. De seguida inicia-se a investigação definida anteriormente utilizando para isso o questionário e apresentam-se todos os resultados obtidos no estudo. Por último conclui-se que os objectivos são alcançados e as hipóteses comprovadas, sendo encontrado o perfil do visitante low cost para a cidade do Porto.
