ESS (DCETS) - Fisioterapia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS (DCETS) - Fisioterapia by advisor "Cardoso, Ricardo"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Efectividade do tratamento de ondas de choque radiais na fascíte plantar: uma revisão da literaturaPublication . Gonçalves, João Miguel Pires Gaspar; Cardoso, RicardoObjetivo: Determinar a efetividade do tratamento de ondas de choque radiais na fasceíte plantar (FP). Metodologia: Pesquisa computorizada nas bases de dados Pubmed/Medline, ScienceDirect, PEDro com o intuito de encontrar artigos que verificassem a efetividade das ondas de choque radiais na FP. Resultados: Nesta revisão foram incluídos 5 estudos envolvendo 622 pacientes, com classificação metodológica de média aritmética 6.8 na escala de PEDro. Dos estudos incluídos nesta revisão, 3 são estudos randomizados controlados que comparam o tratamento de ondas de choque radiais com placebo e 2 são estudos que avaliam somente os resultados da terapia de ondas de choque radiais em pacientes com FP. Conclusões: A evidência consultada nesta revisão sugere que a terapia por ondas de choque radiais é um importante complemento à terapia convencional para a fasceíte plantar, capaz de potenciar os efeitos da terapia na redução da dor e aumento da função tanto a curto como a longo prazo.
- O efeito da crioterapia na sensação retardada de desconforto muscular: uma revisão bibliográficaPublication . Araújo, Diogo Barros; Cardoso, RicardoObjectivo: Determinar o efeito da crioterapia na sensação retardada de desconforto muscular (SRDM) induzida através de exercício. Metodologia: Pesquisa efectuada nas bases de dados Pubmed, SPORTDiscus, ScienceDirect, CINAHL e PEDro para identificar estudos randomizados controlados que avaliam o efeito da crioterapia na SRDM, publicados entre 2006e 2014. A qualidade metodológica foi avaliada pela escala de PEDro. Resultados: Foram incluídos nove estudos, envolvendo 211 participantes, com uma qualidade metodológica média de 5.3 na escala de PEDro. Quatro dos nove estudos analisados demonstraram que a crioterapia não revela benefícios na recuperação da SRDM, enquanto que os outros quatro revelaram o oposto. Um estudo relatou efeitos positivos mínimos. Conclusões: Os resultados sugerem que há falta de evidência para apoiar o uso da crioterapia na recuperação da SRDM, embora o uso desta também não se mostre prejudicial para a recuperação. Contudo, são necessárias novas pesquisas com protocolos homogéneos de forma a obter uma melhor comparação dos resultados entre os diferentes estudos.
- Efeito da terapia de vibração na força e intensidade da dor em participantes com Sensação Retardada de Desconforto Muscular: uma revisão da literaturaPublication . Paris, Marin Manuel Paul; Cardoso, RicardoObjetivo: A Sensação Retardada de Desconforto Muscular (SRDM) é uma condição criada por esforço muscular que aparece nos dias a seguir exercício excêntrico ou formas de exercício não familiares. Esta revisão bibliográfica teve com objetivo de determinar o efeito da terapia de vibração (TV) na força e intensidade da dor em participantes com SRDM. Metodologia: A pesquiza computadorizada foi realizada utilizando a combinação das palavras chaves: ("DOMS" OR "delayed onset muscle soreness") AND ("vibration") para as bases de dados PubMed, CENTRAL, Scielo, Lilacs, Web of Science. Para a base de dados Physiotherapy Evidence Database (PEDro) utilizou-se (“DOMS” / “Delayed Onset Muscle Soreness”) com o termo relacionado com a técnica (“vibration”). A pesquiza foi realizada em inglês até março 2021 para identificar estudos randomizados controlados (RCTs) que avaliassem a TV entre grupo de intervenção e grupo controlo. A qualidade metodológica foi analisada através da escala de PEDro. Resultados: Nesta revisão foram incluídos 7 artigos que cumpriram os critérios de elegibilidade com um total de 140 participantes e com média aritmética de 4,43/10 na escala de PEDro. Conclusão: Verificou-se que a TV apresenta resultados contraditórios na força e intensidade da dor em participantes com SRDM.
- Efeitos da atividade física no tratamento da fibrose quística: uma revisão bibliográficaPublication . Marques, Cindy Vanessa Henriques; Viana, Rui; Cardoso, RicardoObjetivo: A presente revisão pretende determinar a efetividade da Atividade Física no tratamento de pacientes com Fibrose Quística (FQ). Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de Setembro a Outubro de 2016 nas bases de dados Pubmed/Medline, Scielo, Lilacs e PEDro de modo a identificar estudos randomizados controlados que avaliem os efeitos da prática de exercício físico no tratamento da FQ. Resultados: Foram incluídos 5 artigos, com um total de 159 pacientes, publicados entre 2010 e 2016. Obtendo uma média aritmética de 7 na escala de PEDro. Todos os artigos são sobre atividade física, sendo que 2 deles se relacionam com técnicas manuais e 1 com o uso de consola de jogos. Conclusão: A evidência científica encontrada na realização desta revisão sugere que a intervenção da Fisioterapia com base na prática de exercício físico é de extrema importância no tratamento de FQ. Da pesquisa efetuada recomenda-se novas investigações sobre a atividade física associada à Fisioterapia.
- Efeitos da compressão isquémica nos pontos gatilho miofasciais do trapézio superior: uma revisão da literaturaPublication . Peta, Tarcisio; Cardoso, RicardoObjetivo: Determinar os efeitos da compressão isquémica (CI) no tratamento dos pontos de gatilhos miofasciais (PGM), no trapézio superior (PGM). Metodologia: Pesquisa computorizada realizada nas bases de dados PubMed/Medline, ScienceDirect, PEDro, Lilacs e SciELO foi efetuada usando a combinação de palavras-chave: (Myofascial pain syndrome OR Trigger point AND Ischemic compression OR Ischaemic compression AND Upper trapezius muscle) de acordo com guias de PRISMA. Apenas estudos randomizados controlados foram incluídos no estudo. O estudos foram analisados usando a Physiotherapy Evidence Database scoring scale (PEDro) Resultados: Nesta revisão foram encontrados 8 artigos randomizados com um total de 590 elementos nas amostras e com uma pontuação de 7,12 na escala de PEDro, sendo que estudos selecionados incluíram diferentes formas de utilizar a técnica e métodos de avaliação. Foram encontrados resultados estatisticamente significativos principalmente, no aumento do limiar de dor à pressão e na amplitude de movimento cervical, nos grupos que utilizaram a CI. Conclusões: Os estudos inseridos nesta revisão sugerem que a CI tem um papel fundamental no tratamento dos PGMs presentes no Trapézio superior.
- Efeitos da crioterapia de corpo inteiro na recuperação da força muscular de indivíduos fisicamente ativos: uma revisão da literaturaPublication . Vannier, Charles; Cardoso, RicardoObjetivo: Avaliar os efeitos da utilização da crioterapia de corpo inteiro (CCI) na recuperação da força muscular de indivíduos fisicamente ativos. Metodologia: Pesquisa computorizada foi realizada nas bases de dados Pubmed/Medline, PEDro, Lilacs, Scielo, Web of Science e Cochrane Library foi efetuada usando a combinação: (whole body cryotherapy OR cryogenic chamber therapy OR cryotherapy OR cryostimulation) AND (delayed onset muscle soreness OR muscle damage OR muscle strenght OR maximum voluntary contraction OR DOMS) de acordo com guias de PRISMA. Apenas estudos randomizados controlados foram incluídos do estudo. Estudos foram analisados usando a Physiotherapy Evidence Database scoring scale (PEDro). Resultados: Nesta revisão foram incluídos 5 artigos que cumpriram os critérios de elegibilidade com um total de 81 participantes e com média aritmética de 6/10 na escala de PEDro. Apesar de não haver consenso sobre os efeitos da CCI na recuperação da força muscular, foram encontrados resultados estatisticamente significativos em vários parâmetros de avaliação. Conclusão: Os resultados não são conclusivos sobre o facto da CCI promover uma melhor recuperação da força muscular de indivíduos fisicamente ativos, comparativamente com outras modalidades de crioterapia ou grupo placebo.
- Efeitos da estimulação elétrica neuromuscular na síndrome de dor patelofemoralPublication . Cardoso, Pedro; Cardoso, RicardoObjetivo: Determinar os efeitos da estimulação elétrica neuromuscular (EENM) em pacientes com síndrome de dor patelofemoral (SDPF). Metodologia: Pesquisa computadorizada nas bases de dados PubMed/Medline, Scielo, Lilacs, Cochrane Library e PEDro efetuada usando a combinação: (Electrical Muscle Stimulation OR Electrical Stimulation) AND (Patellar Pain OR Patellofemoral Pain Syndrome) de acordo com guias de PRISMA. Apenas estudos randomizados controlados foram incluídos no estudo. Estudos foram analisados usando a Physiotherapy Evidence Database scoring scale (PEDro). Resultados: Cinco estudos cumpriram os critérios de inclusão e obtiveram uma média aritmética de 8,4/10 na escala de PEDro, com um total de 171 participantes. Os estudos selecionados incluíram diferentes tipos de EENM e métodos de avaliação. Foram encontrados resultados estatisticamente significativos em várias escalas de avaliação, ou seja, na efetividade do uso de EENM. Conclusão: Os resultados mostraram que a técnica de EENM pode contribuir para uma diminuição da dor, aumento de funcionalidade e ganho de força muscular, embora não se considere mais eficaz que outros métodos.
- Efeitos da libertação miofascial na cervicalgia: uma revisão da literaturaPublication . Vian, Claire; Cardoso, RicardoObjetivo: Determinar os efeitos da libertação miofascial (LMF) no tratamento da cervicalgia. Metodologia: Pesquisa computorizada realizada nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, PEDro, Lilacs, e SciELO, foi efetuada usando a combinação de palavras-chave: (Myofascial Release OR myofascial release therapy) AND (Neck pain OR Cervical pain), e (Myofacsial release/neck pain) de acordo com guias de PRISMA. Apenas estudos randomizados controlados foram incluídos no estudo. Os estudos foram analisados usando a Physiotherapy Evidence Database scoring scale (PEDro). Resultados: Nesta revisão foram incluídos 5 artigos que cumpriram os critérios de elegibilidade com um total de 270 participantes e com média aritmética de 7/10 na escala de PEDro. Verificou-se que a LMF promoveu, de forma significativa a diminuição de sequelas devido a dor na cervical e o aumento de amplitude de movimento cervical. Conclusão: Os estudos incluídos nesta revisão sugerem que a LMF parece melhorar a sintomatologia da cervicalgia, devendo ser considerada como opção terapêutica no tratamento desta condição clínica.
- Efeitos da libertação miofascial na dor, funcionalidade e mobilidade de indivíduos com lombalgia: uma revisão da literaturaPublication . Coelho, Paulo; Cardoso, RicardoDeterminar os efeitos da libertação miofascial (LMF) na dor, funcionalidade e mobilidade de indivíduos com lombalgia. Metodologia: Pesquisa computadorizada realizada utilizando a combinação de palavras-chave: (“Myofascial Release” OR “myofascial release therapy” OR “MFR”) AND (“Lumbar pain” OR “low back pain”) para as bases dados PubMed, Cochrane Library, Lilacs e SciELO. Para a base de dados PEDro utilizou-se (“Myofascial Release” / “myofascial release therapy” / “MFR”) com o termo relacionado com a condição (“Lumbar pain” / ”low back pain”). A qualidade metodológica foi analisada através da escala de PEDro. Resultados: Nesta revisão foram incluídos 7 artigos que cumpriram os critérios de elegibilidade com um total de 441 participantes e com média aritmética de 7,43/10 na escala de PEDro. Conclusão: A LMF parece ter influência na redução da dor e permite melhorar as capacidades funcionais dos pacientes a curto prazo.
- Efeitos da mobilização com movimento, segundo Mulligan, na epicondilite lateral do cotovelo: uma revisão da literaturaPublication . Madelain, Pierre; Cardoso, RicardoObjetivo: Determinar a efetividade da mobilização com movimento (MCM) na epicondilite lateral (EL) do cotovelo. Metodologia: Pesquisa computadorizada nas bases de dados PubMed / Medline, PEDro, Scielo e Lilacs para identificar estudos randomizados controlados que avaliam a efetividade da MCM na EL. Resultados: Nesta revisão foram incluídos 6 estudos envolvendo 194 pacientes, com classificação metodológica de média aritmética 5,17 na escala de PEDro. Dos estudos incluídos nesta revisão verificou-se que 3 analisaram os efeitos da MCM em conjunto com um tratamento de fisioterapia e 3 como uma técnica de fisioterapia isolada. Todos os estudos analisados obtiveram resultados satisfatórios, a curto e médio prazo, em termos de alívio da dor, força de preensão e / ou funcionalidade. Conclusão: A MCM parece ser eficaz a curto e médio prazo no tratamento da LE.