FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado by advisor "Barros, Nelson"
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- Avaliação do efeito da grande área metropolitana do Porto nas concentrações de dióxido de carbono sobre a zona costeira adjacentePublication . Carvalho, Rogério Paulo Silva; Duarte, Pedro; Barros, NelsonNos últimos anos, as preocupações com o aquecimento global estimularam um grande número de estudos sobre as concentrações de dióxido de carbono (CO2) atmosférico e oceânico e as suas consequências. Apesar dos dados disponíveis sobre o CO2 atmosférico global, há apenas conhecimento limitado sobre a variabilidade do mesmo a escalas regionais. Além disso, existe uma lacuna importante sobre a influência da contribuição de regiões com grandes emissões de CO2, tais como as áreas metropolitanas, para as concentrações de CO2 sobre zonas costeiras. Uma possível hipótese de trabalho é que, as grandes áreas metropolitanas litorais podem ter uma influência significativa sobre as concentrações de CO2 atmosférico e exercer uma influência importante sobre as trocas de CO2 mar-ar. Assim, o principal objectivo deste estudo é testar a hipótese referida para a Grande Área Metropolitana (GAMP). Para cumprir este objectivo, foi implementada uma base de dados de emissões e utilizada para forçar, juntamente com dados meteorológicos, um modelo de circulação atmosférica. O modelo foi usado para simular diversos cenários meteorológicos e estimular as concentrações de CO2 ao longo de aproximadamente 90 km de costa norte portuguesa. Os resultados obtidos sugerem que em algumas estações do ano, nomeadamente no Outono e no Inverno, as emissões da GAMP têm uma influência importante nas concentrações de CO2 atmosférico sobre a zona costeira próxima, até 6 a 12 km da costa. Assim, as fontes da GAMP não têm uma influência relevante nos fluxos difusivos na zona costeira, ao contrário da hipótese inicial, embora o efeito nas concentrações atmosféricas sobre o mar seja mensurável, até algumas milhas da costa. Over the last years, concerns about global warming stimulated a large number of studies regarding atmospheric and oceanic carbon dioxide (CO2) concentration and its consequences. In spite of the available data on global atmospheric CO2, there is only limited knowledge on its variability at regional scales. Moreover, there is an important gap about the understanding of the contribution of high CO2 emission regions, such as metropolitan areas, to CO2 concentrations over nearby coastal areas. A possible working hypothesis is that, large littoral metropolitan areas may have a significant influence on CO2 atmospheric concentrations over those areas and exert an important influence on sea-air CO2 exchanges. Therefore, the main objective of this study is to test the above hypothesis for the Greater Oporto Metropolitan Area (GOMA). To fulfill this objective, an emission database was built and used to force, together with meteorological synoptic data, an atmospheric circulation model. The model was used to simulated several weather scenarios and estimate CO2 concentrations along a c.a. 90 km stretch of the Portuguese northern shore. Obtained results suggest that in some seasons of the year, particularly in autumn and winter, emissions from GOMA have an important influence on CO2 atmospheric concentrations until 6 to 12 km offshore. Therefore, the GOMA sources don´t have a relevant influence in diffusive flows in the coastal zone, contrary to the initial hypothesis, although the effect on atmospheric concentrations above the sea is measured, until a few miles offshore. Durant ces dernières années, les preoccupations sur le réchauffement global ont stimulé um grand nombre d´études sur les concentrations de dioxide de carbone (CO2) atmosphérique et océanique ainsi que ses conséquences. Malgré les donnés disponibles sur le CO2 atmosphérique global, il existe seulement une connaissance limitée sur la variabilité du même à des échelles régionales. De plus, il existe une lacune importante sur l´influence de la contribution de régions avec de grandes émissions de CO2 sur les zones maritimes proches. Il existe une possible hypothèse de travail c´est-à-dire que les grands aires métropolitaines littorales peuvent avoir une influence significative sur les concentrations de CO2 atmosphérique et exercer une influence importante sur les concentrations de CO2 dans l´atmosphère et d´exercer une influence importante sur les échanges de CO2 air-mer. Ainsi, le principal objectif de cette étude est tester l´hyphothèse de la Grand Aire Métropolitaine de Porto (GAMP). Pour atteindre cet objectif, une base de donnés d´émissions a été créée et utilisée pour forcer un modèle a été utilisé pour simuler divers scénarios météorologiques et évaluer les concentrations de CO2 sur environ 90 km de la cote nord portugaise. Les résultats obtenus suggèrent que pendent certains saisons de l´année, notamment en automne et en hiver, les émissions de la GAMP ont une influence importante sur les concentrations de CO2 atmosphérique sur la zone côtière prés de 6 à 12 km. Ainsi, les sources de GAMP ne pas avoir une influence dans la diffusion des flux dans la zone côtière, contrairement à l´hypothèse de départ, même si l´effet sur les concentrations atmosphériques de la mer est mesure, jusqu´à quelques milles de la côte.
- Impacte das emissões rodoviárias nos níveis de NO2 em ruas de dispersão reduzida da cidade do PortoPublication . Reis, Filipa Isabel de Sousa; Barros, NelsonA qualidade do ar em meio urbano representa hoje em dia uma grande preocupação para a comunidade em geral e, em particular, para quem reside ou trabalha em ruas com tráfego elevado e reduzidas condições de dispersão. A limitação às condições de dispersão pode estar associada, não só à configuração da rua, como também à sua orientação relativamente à direção do vento dominante. De forma a testar esta situação e perceber o eventual impacte na saúde humana, foi realizada uma campanha de campo exploratória em ruas com uma configuração do tipo cannon street e com orientações preferencialmente Norte – Sul ou Este – Oeste. Pelos níveis que o NO2 atinge em meio urbano e pelo seu potencial impacte na saúde humana, este poluente foi escolhido como traçador dos níveis de poluição atmosférica neste tipo de ruas. Nesse sentido, foram monitorizados por difusão passiva os níveis de NO2 em diferentes ruas da cidade do Porto, quer na fachada dos edifícios orientada para a rua quer na fachada orientada para a respetiva traseira. Neste estudo, foi notória a diferença de concentrações da frente dos edifícios para as suas traseiras, bem como nas ruas orientadas no sentido dos ventos dominante, face às restantes ruas com orientação diferente. Por outro lado, em consonância com os valores observados nas estações de qualidade do ar da cidade do Porto, foram observados valores superiores ao Valor Limite legalmente estabelecido para as médias anuais, o que sugere a necessidade de desenvolvimento de estratégias para melhoria desta situação.
- Impacto do ruído do Aeroporto Internacional de Macapá na zona urbana: estudo de casoPublication . Nunes, Regis Brito; Barros, NelsonO mundo está passando por transformações e cada vez mais buscando qualidade de vida, neste sentido, é crescente a preocupação com o meio ambiente. Relativamente ao ruído aeroportuário, muito embora as frotas mais antigas e ruidosas estejam sendo substituídas por novas e menos ruidosas, essa substituição não acompanha o crescimento acelerado modal aéreo e nem o populacional, pelo que têm sido adotadas medidas proativas de implantação de normas e procedimentos para reduzir os impactos destes problemas. O aeroporto Internacional de Macapá - Alberto Alcolumbre, é uma infraestrutura de pequeno porte, localizada em uma zona totalmente urbanizada com um crescimento desordenado que o tem vindo a sufocar. Este trabalho contribuiu com a visualização de um cenário atual e com projeções futuras de forma a alertar que em breve um aeroporto de pequeno porte, como o de Macapá, terá os mesmos problemas que os aeroportos de grande porte. Também contribuiu com a comparação com o método 𝐿𝑑𝑒𝑛 adotado na Europa, através da aplicação da diretiva europeia 2002/49/CE, e a métrica DNL, adotada no Brasil. O software INM (Integrated Noise Model) foi usado para gerar as curvas de ruído DNL75,70,65,60 e 55 e 𝐿𝑑𝑒𝑛75, 70, 65, 60 e 55, considerando os dados do aeródromo de 2015 e com cenários futuros para as mesmas curvas e buscou-se verificar entre as duas métricas os seus efeitos quanto ao uso do solo quanto aos impactos causados pelo ruído na zona urbana de Macapá. O método comparativo entre as métricas DNL e 𝐿𝑑𝑒𝑛, permitiu verificar que 𝐿𝑑𝑒𝑛 é mais conservadora em relação as áreas restritivas ao uso do solo e a DNL é mais conservadora em relação aos distúrbios relacionados ao ruído aeronáutico. O trabalho apresenta o problema dos impactos causados pelo ruído aeronáutico na zona urbana de Macapá em relação ao uso do solo e quanto ao incômodo e distúrbio nas pessoas. Como ficou demonstrado, este impacto pode ser mitigado de forma satisfatória com mudanças de procedimento de pouso e decolagem, mudanças de planos de sobrevoo, controle de áreas críticas referente ao uso do solo e as suas restrições conforme RBAC n°161. Muito embora seja um estudo de caso específico, serve de referência para outros aeroportos semelhantes no que diz respeito ao número de operações e a sua localização em relação a zona urbana. Embora os resultados deste trabalho possam ser considerados válidos, estes precisam ser ratificados com a calibração das curvas através de medição in locu dos modelos adotados, bem como o estudo de efeitos combinados do ruído aeronáutico e rodoviário. Sendo assim, este trabalho constitui-se como um primeiro passo que deverá ter continuidade no sentido do seu aprofundamento.
- Qualidade do ar interior e os requisitos de ar novo numa unidade hospitalar: o caso do Hospital Escola Fernando PessoaPublication . Neto, Miguel Filipe Nobre; Barros, NelsonAtualmente a Qualidade do Ar é uma matéria de investigação primordial, procurando-se estabelecer uma sintonia entre o conforto das pessoas, a eficiência energética, e o cumprimento da legislação em vigor com vista à proteção da saúde humana. A Qualidade do Ar pode ser dividida em duas vertentes, uma exterior, isto é, em espaços abertos ao meio ambiente, e uma interior, em espaços fechados e confinados a um perímetro restrito. Nesta dissertação aborda-se a situação atual da Qualidade do Ar, direcionando a pesquisa para a Qualidade do Ar Interior (QAI), em particular a sua dependência da ventilação por ar novo. Como caso de estudo foi usado o Hospital Escola Fernando Pessoa. Foram medidos, em diversos espaços, os níveis de CO2, bem como os caudais de ventilação associados, testando a hipótese de os níveis de CO2 verificados estariam em conformidade quando associados aos caudais de ventilação impostos pela legislação vigente. Foi possível obter dados indicativos da desadequação da legislação, em particular do modelo de apoio proposto, à realidade observada. Esta situação indicia potenciais perdas significativas de energia ao impor níveis de ventilação bastante superiores aos necessários para o cumprimento dos níveis de CO2 legalmente estabelecidos.
- A segurança da construção civil brasileira: proposta para uma melhoria homogênea no paísPublication . Lima Júnior, Everaldo Correia de; Barros, NelsonCom o crescimento urbano acelerado e a necessidade de melhoria no quesito moradia e infraestrutura das cidades, a indústria de construção civil obteve seu aumento, assim contribuindo para a economia do país de forma significativa. Contudo, com essa expansão, acarretou a necessidade da mão de obra e de condições seguras para estes trabalhadores, no entanto, de acordo com os registros do IBGE, há um número alarmante de acidentes de trabalho na área da construção civil. A maior parte dos acidentes ocorre por falta de atenção do trabalhador, desorganização nos canteiros de obras, falta do equipamento de proteção individual, falta de treinamentos e equipamentos de segurança colocados de forma irregular. Desta forma, inúmeros empregados são afastados por causa de acidentes, em sua maioria leves, mas, que prejudicam tanto o trabalhador quanto o empregador. O presente estudo avaliou os riscos aos quais os funcionários estão expostos e a implementação de medidas de controle e sistemas de segurança no ambiente laboral, auxiliando desta forma o cumprimento de normas regulamentadoras e as autoridades a uma fiscalização profícua. Por outro lado, e como objetivo último, foi feito um levantamento, identificando diferenças em matéria de segurança entre os diferentes Estados e, com base nas melhores práticas estaduais, foram propostas ações de melhoria por transposição dessas práticas para a escala nacional.