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PPG 21831 | 1.07 MB | Adobe PDF | ||
Anexos 21831 | 22.41 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: A doença cárie, particularmente durante a primeira infância, apresenta
repercussões significativas tanto a nível individual, familiar e socioeconómico, com
impacto imediato e a longo prazo.
Tratando-se de uma doença do foro comportamental é passível de prevenção, para o que
é fundamental o conhecimento dos fatores promotores de saúde oral e dos fatores de
risco de cárie.
A família, e em especial a mãe, constitui, desde o nascimento, o centro de referência
para a transmissão de comportamentos (pelo que ensina, pelos costumes familiares e
pelo exemplo) e de bactérias cariogénicas.
Atualmente, admite-se que a informação em geral (e a relativa à saúde em particular) se
encontra facilmente acessível ao normal cidadão adulto. Contudo, a procura de
informação tende a ocorrer apenas se a pessoa percecionar que necessita dessa
informação, o que, habitualmente, se associa ao aparecimento ou não resolução
(espontânea ou por autoadministração) de sinais e/ou sintomas interpretados como
indicadores de não saúde ou doença.
Metodologia: Foi efetuada uma revisão sistemática e desenvolvido um estudo
quasi-experimental de intervenção comunitária longitudinal, prospetivo e analítico, nas
UCC do ACES da ULSM, entre janeiro e junho de 2014. A amostra, obtida por um
método de amostragem por conveniência, foi constituída por um grupo de 97 grávidas e
um grupo de 48 recém-mães. Em cada um dos grupos, aplicou-se um questionário, um
pré-teste, uma sessão formativa e um pós-teste.
Conclusão: Verificou-se que uma ação de educação para a saúde formal, presencial,
direta, em grupo, numa única sessão e especificamente dirigida aumenta os
conhecimentos sobre saúde oral em grávidas e recém-mães. Introduction: caries, particularly during infancy, presents both significant individual,
family and socio-economic level, with immediate impact and long-term repercussions.
Since is a disease of behavioral disorders it’s preventable, for which is fundamental to
the understand of factors that promote oral health and caries risk factors.
The family, especially the mother, from birth, is the reference center for the
transmission of behavior (by teaching, by family customs and example) and cariogenic
bacteria.
Currently, it is assumed that information in general (and the health information in
particular) is easily accessible to normal adult citizen. However, the demand for
information tends to occur only if the person has such perception of information need,
which usually is associated with the occurrence or lack of resolution (spontaneous or
self-administration) of signs and/or symptoms interpreted as indicators of disease.
Methods: A systematic review was performed and developed an analytical and
longitudinal, prospective quasi-experimental study of community intervention, in the
UCC of the ACES ULSM, between January and June 2014. The sample, obtained by a
method of convenience sampling was formed by a group of 97 pregnant women and a
group of 48 newly mothers. In each group, was applied a questionnaire, a pretest, a
training session and a post-test.
Conclusion: It was found that an action of formal education for health, attendance,
direct, in group, in a single session and specifically targeted increases knowledge about
oral health in pregnant mothers and newborn.
Description
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária