Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.75 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo pretende contribuir para a identificação de fatores que permitam
melhorar a motivação escolar e o sucesso escolar. Assim, na presente investigação pretendese
avaliar a associação entre a participação em atividades extracurriculares com a motivação
escolar e o sucesso escolar dos alunos. Pretende-se igualmente comparar o grupo de
praticantes de atividades extracurriculares com o grupo de não praticantes, quanto à
motivação escolar e ao sucesso escolar.
Participaram neste estudo 196 alunos, da Escola Secundária de Cinfães, dos quais
129 praticam atividades extracurriculares e 67 não praticam. A faixa etária dos alunos está
compreendida entre os 12 e os 19 anos (M=14,30; DP=1,41); relativamente ao género, 102
alunos são do sexo feminino e 94 são do sexo masculino; e por fim, quanto ao nível de
escolaridade, 61 alunos frequentam o 10º ano de escolaridade, 52 pertencem ao 7º ano, 48,
pertencem ao 9º ano e 35 são do 8º ano.
A avaliação das dimensões em estudo foi efetuada através da administração dos
seguintes instrumentos: o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Atividades
Extracurriculares e o Questionário de Motivação Escolar. Além destes instrumentos, fez-se a
recolha das classificações finais do 2º período letivo (2011/2012), destes alunos, para poder
avaliar o seu sucesso escolar.
Os dados permitiram aferir que a prática de atividades extracurriculares, bem como a
frequência com que os alunos praticam estas atividades, está negativamente relacionada com a
motivação escolar. Não se verificou qualquer associação entre a prática de atividades
extracurriculares e o sucesso escolar. Observou-se ainda que a motivação escolar está
positivamente relacionada com o sucesso escolar. Esta relação positiva verifica-se para a
amostra total e para o grupo de não praticantes de atividades extracurriculares.
A partir desta investigação é possível verificar que a participação em atividades
extracurriculares está relacionada com menor motivação escolar, ao nível dos objetivos
intrínsecos dos alunos. A frequência da prática destas atividades também se relaciona de
forma inversa com a motivação escolar, ao nível dos objetivos intrínsecos dos alunos.
Constata-se igualmente que o maior nível de motivação escolar – no que diz respeito aos
objetivos intrínsecos do professor, aos objetivos extrínsecos do aluno, com regulação interna e
aos objetivos intrínsecos do aluno – se associa a um maior sucesso escolar, para a mostra
total. No grupo de não praticantes de atividades extracurriculares, verifica-se que quanto
maior a motivação escolar – ao nível das estratégias, dos objetivos intrínsecos e extrínsecos do professor, dos objetivos extrínsecos do aluno, com regulação interna e dos objetivos
intrínsecos do aluno – maior o sucesso escolar. The present study aims to contribute to identify factors for improving academic
motivation and school success. Therefore, this study aims to assess the association between
participation in extracurricular activities with school motivation and academic success of
students. It is also intended to compare the group of practitioners in extracurricular activities
with the group of non-practicing, as the school motivation and academic success.
196 students participated in this study, the Secondary School Cinfães, including 129
practice extracurricular activities and 67 do not. The age range of students is between 12 and
19 years (M = 14.30, SD = 1.41), with regard to gender, 102 students are female and 94 are
male, and finally, as the educational level, 61 students attend the 10th grade, 52 belong to the
7th grade, 48 belong to the 9th grade and 35 is the 8th year.
The assessment of dimensions in the study was made by the administration of the
following instruments: Sociodemographic Questionnaire, Questionnaire Extracurricular
Activities and School Motivation Questionnaire. In addition to these instruments, it was the
collection of final grades for the 2nd semester (2011/2012), these students, in order to assess
their academic success.
The data allowed us to assess the practice of extracurricular activities as well as the
frequency with which students practice these activities, is negatively related to school
motivation. There was no association between the practice of extracurricular activities and
school success. It was also observed that motivation is positively related to academic success
in school. This positive relationship holds for the total sample and for the group of nonpracticing
extracurricular activities.
From this research it can be seen that participation in extracurricular activities is
associated with lower academic motivation, the level of students' intrinsic goals. The
frequency of these activities practice also relates inversely with the school motivation, the
level of students' intrinsic goals. It is also noted that the highest level of academic motivation
- with respect to intrinsic goals of the teacher, the student's extrinsic goals, with internal
regulation and intrinsic goals of the student - is associated with a greater academic success for
all shows . In the group of non-practicing extracurricular activities, it appears that the greater
the motivation school - level strategies, intrinsic and extrinsic goals of the teacher, the
student's extrinsic goals, with internal regulation and intrinsic goals of the student - the largest
school success.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da Saúde
Keywords
Atividades Extracurriculares Motivação Escolar Sucesso Escolar Extracurricular Activities School Motivation School Sucess