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Advisor(s)
Abstract(s)
Os erros de medicação são uma realidade existente na área de saúde, que anualmente atinge um elevado número de pacientes.
A administração de medicação é uma das normas que os enfermeiros mais realizam ao longo de um turno de trabalho. Como se sabe, nem sempre as condições de trabalho são as ideias, o que pode facilitar a ocorrência do erro.
Se for tido em conta que existem vários tipos de erros e vários factores que os podem provocar, torna-se facilmente perceptível que é necessário criar medidas, para reduzir esta tendência.
Para a realização deste trabalho foram colocadas as seguintes questões de investigação: “Quais os conhecimentos dos alunos do 4ºano de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, sobre erros de medicação?”; “Quais foram os erros cometidos pelos alunos de Enfermagem do 4ºano da Universidade Fernando Pessoa, durante os ensinos clínicos?”; “Qual é a realidade vivenciada pelos alunos do 4ºano de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, perante um erro de medicação cometido por um enfermeiro?”; “A realização de mais ensinos clínicos influência os conhecimentos dos alunos do 4ºano de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa?”.
O estudo é do tipo descritivo/exploratório, com abordagem quantitativa. A população é constituída pelos alunos do 4ºano de Enfermagem da UFP. A amostra foi conseguida por amostragem não probabilística acidental, e é constituída por 44 elementos.
O instrumento de colheita de dados utilizado foi um questionário, constituído por perguntas abertas e fechadas, da autoria da aluna responsável pelo estudo. A aplicação do mesmo visa a recolha de dados para atingir os seguintes objectivos da investigação: “Identificar os conhecimentos dos alunos do 4ºano de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, sobre erros de medicação”; “Descrever se os alunos do 4ºano de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, já cometeram algum tipo de erro de medicação durante os ensinos clínicos”; “Descrever a realidade vivenciada pelos alunos do 4ºano de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, perante um erro de medicação cometido por um enfermeiro”; “Identificar se a realização de mais ensinos clínicos influência os conhecimentos dos alunos do 4ºano de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, sobre erros de medicação”.
Depois de realizado o estudo, pode-se referir os seguintes factos:
A maioria da amostra apresenta conhecimentos suficientes sobre erros de medicação;
Durante os ensinos clínicos, 9 alunos admitiram ter cometido um erro de medicação. Os erros mais comuns são a administração de medicação ao doente errado e administração de medicação em doses incorrectas;
Ao longo dos ensinos clínicos, 7 elementos referem ter presenciado um erro de medicação cometido por um enfermeiro. Porém, apenas 1 inquirido admite que esse profissional foi repreendido verbalmente;
A realização de mais ensinos clínicos não influencia os conhecimentos que os estudantes do 4ºano da Licenciatura de Enfermagem da UFP apresentam sobre erros de medicação. Medication errors are a reality that exists in health care, which annually reaches a high number of patients.
The administration of medication is one of the standards that nurses perform more over a work shift. As you know, working conditions are not always ideal, which may facilitate the occurrence of the error.
If it is taken into account that there are several types of errors and a number of factors that can cause, it becomes readily apparent that it is necessary to develop measures to reduce this trend.
For this work were asked the following research questions: “What knowledge of the 4th year students of Nursing at the University Fernando Pessoa, about medication errors?”; “What were the mistakes made by nursing students in the 4th year of University Fernando Pessoa, during clinical placements?”; What is the reality experienced by the 4th year Nursing students at the University Fernando Pessoa, after a medication error committed by a nurse?”; “The realization of more clinical teaching influence the knowledge of the 4th year Nursing students at the University Fernando Pessoa?”.
The study is a descriptive / exploratory with quantitative approach. The population consists of students in the 4th year of Nursing at the UFP. The sample was obtained by sampling non-probability accidental, and consists in 44 elements.
The data collection tool used was a questionnaire consisting in open and closed questions, designed by the responsible student for the study. The application of the same data collection aims to achieve the following research objectives: ”Identify the knowledge of the 4th year Nursing students at the University Fernando Pessoa, on medication errors”; “Describe if the 4th year Nursing students at the University Fernando Pessoa, have committed some type of medication error during clinical placements”; “Describe the reality experienced by the 4th year Nursing students at the University Fernando Pessoa, before a medication error committed by a nurse”; “Identify whether the need for further clinical teaching, influence the knowledge of the 4th year Nursing students at the University Fernando Pessoa, on medication errors”. After performing the study, we can mention the following facts:
Most of the students sample has sufficient knowledge of medication errors;
During clinical teaching, nine students admitted to having committed a medication error. The most common errors are the administration of medication to the wrong patient and administration of wrong medication in incorrect doses;
Over the clinical placements, seven elements reported to having witnessed a medication error committed by a nurse. However, only one respondent admits that this error was verbally reprimanded;
Conducting more clinical teaching does not influence the knowledge that 4th year nursing students of UFP presented on medication errors.
Description
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem