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Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo dos últimos anos a perturbação do espectro do autismo (PEA) tem vindo a ser uma patologia sobre a qual se têm efectuado bastantes estudos tanto no que respeita à necessidade de se realizar um diagnóstico precoce da mesma, como no sentido de permitir a crianças portadoras da patologia um acompanhamento em unidades especializadas o mais precocemente possível.
Como se sabe, a linguagem de crianças com PEA é uma das áreas que se vê bastante acometida pelo que o apoio em Terapia da Fala é, na maioria das vezes, fulcral para o desenvolvimento destas crianças. As dificuldades apresentadas por elas são sentidas essencialmente pelos seus pais ou cuidadores, que são elementos fundamentais na intervenção dos seus filhos.
Pelo que foi exposto até aqui, este trabalho tem por objectivo a realização de uma análise acerca da forma como os pais de crianças com PEA são envolvidos na aplicação dos diferentes modelos de intervenção existentes para esta patologia. Over recent years the autism spectrum disorder (ASD) has been a condition upon which studies have been done, both with regard to the need for early diagnosis and to allow the children with this disease to be monitored in specialized units as early as possible.
As we know, the language of children with ASD is one of the areas that is much affected, therefore Speech Therapy is, in most cases, crucial for the development of these children. The difficulties presented by them are felt primarily by their parents or caregivers who are key elements to the assistance of their children.
Considering what has been said so far, this work aims to conduct an analysis on how parents of children with ASD are involved in the application of the various existing models of intervention for this disease.
Description
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala