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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste estudo foi averiguar se ocorriam ou não diferenças
estatisticamente significativas relativamente às principais competências psicológicas
subjacentes ao rendimento desportivo no futebol entre equipas de sucesso e equipas de
insucesso. Pretendeu-se, também, identificar as principais competências psicológicas
encontradas nos atletas de futebol de alta competição e verificar quais foram as
estratégias psicológicas mais utilizadas pelos técnicos de futebol.
Participaram no presente estudo 43 atletas de futebol profissional, com idades
compreendidas entre os 17 e os 35 anos (M=26, DP=5). Foram administrados o Perfil
Psicológico de Prestação (Loehr, 1986) e o Inventário de Competências Psicológicas
para o Desporto (Mahoney, 1987), tendo a avaliação sido realizada em grupo. Além
disso, foram realizadas quatro entrevistas aos técnicos dos clubes de futebol que
participaram no estudo.
Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas quanto às
competências psicológicas entre equipas de sucesso e equipas de insucesso.
Os valores alcançados nas variáveis foram os seguintes: Auto-confiança
(M=25,86, DP=2,31); Negativismo (M=22,47, DP=2,79); Atenção (M=23,74,
DP=2,64); Visualização (M=23,72, DP=3,41); Motivação (M=26,47, DP=3,10);
Positivismo (M=23,93, DP=2,53); Atitude Competitiva (M=25,19, DP=2,60); Controlo
da Ansiedade (M=2,78, DP=0,48); Coesão (M=2,97, DP=0,34). Estes valores indicam,
segundo Loehr (1986), que deveria existir um treino mais sistemático das competências
psicológicas. As competências psicológicas mais presentes nos atletas de futebol de alta
competição foram a motivação e a auto-confiança. Os resultados deste estudo
evidenciaram que o negativismo correlaciona-se positivamente com a idade e que a
motivação e o positivismo correlaciona-se negativamente com os anos de prática. Foram
encontradas diferenças estatisticamente significativas entre a ansiedade e as diferentes
posições em campo.
As estratégias psicológicas mais utilizadas pelos técnicos de futebol são a
formulação de objectivos, a modelagem e o reforço positivo.
The aim of this study was to examine whether there were significant differences
on the main psychological skills underlying sports performance in football between
success and insuccess teams. The aim was also to identify the key psychological skills
found in high performance football players and see what were the most used
psychological strategies.
This study involved 43 professional football players, with ages understood
between 17 and 35 years (M=26, SD=5). The Psychological Performance Inventory
(Loehr, 1986) and the Psychological Skills Inventory for Sports (Mahoney, 1987), were
administered and the assessment was carried out in groups. In addition, four interviews
were held with technical of football clubs that participated in the study.
There were no statistically significant differences in psychological skills
between success and insuccess teams.
Values achieved in the variables were: Self-confidence (M=25,86, SD=2,31);
Negativism (M=22,47, SD=2,79); Attention (M=23,74, SD=2,64); Visualization
(M=23,72, SD=3,41); Motivation (M=26,47, SD=3,10); Positivism (M=23,93,
SD=2,53); Competitive Attitude (M=25,19, SD=2,60); Anxiety Management (M=2,78,
SD=0,48); Team orientation (M=2,97, SD=0,34). These values indicate, according to
Loehr (1986), that there should be a more systematic training of psychological skills.
The psychological skills more present in high performance football players were
motivation and self-confidence. The results shoed that negativism is positively
correlated with age and that motivation and positivism correlates negatively with years
of practice. Were found statistically significant differences between anxiety and the
different positions in the field.
The psychological strategies used by most football coaches are the goal-setting,
modelling and positive reinforcement.
Le présent travail a comme objectif l’étude et l’ analyse des statistiques
concernant les compétences psychologiques entre les équipes d’athlètes ayant du succès
et les équipes où nous vérifions moins de réussite, soit les principales différences qui
surgissent au niveau des compétences psychologiques. Grâce à cette recherche, nous
prétendons, aussi, identifier et énumérer les principales compétences et stratégies
psychologiques que nous pouvons rencontrer chez les athlètes de football de haute
compétition, ainsi comme celles qui sont les plus utilisées.
Dans cette étude, ont participé 43 athlètes de football professionnel, âgés entre
les 17 et 35 ans (M=26, DP=5). Nous avons administré au Profil Psychologique de
Prestation (Loehr, 1986) et à l’Inventaire de Compétences Psychologiques du Sport
(Mahoney, 1987), ayant été faite une évaluation en groupe. Nous avons fait aussi quatre
interviews aux responsables des clubs de football qui ont participé à cette étude.
Nous avons pu constater qu’il n’existe pas de différences statistiquement visibles
au niveau des compétences psychologiques entre les équipes ayant du succès et les
équipes de moins réussite.
Les résultats obtenus ont été les suivants : l’auto-confiance (M=25,86,
DP=2,31); le négativisme (M=22,47, DP=2,79); l’ attention (M=23,74, DP=2,64); la
visualisation (M=23,72, DP=3,41); la motivation (M=26,47, DP=3,10); le positivisme
(M=23,93, DP=2,53); l’ attitude compétitive (M=25,19, DP=2,60); le contrôle d’anxiété
(M=2,78, DP=0,48); la cohésion (M=2,97, DP=0,34). Ces résultats nous démontrent,
selon Loehr (1986), qu’il deverait avoir un entraînement plus systématique des
compétences psychologiques. Les aspects psychologiques les plus présents chez les
athlètes de football professionnel ont été la motivation et l’auto-confiance. Les résultats
de cet étude démontrent que les pensées négatives sont en corrélation avec l’âge et que
la motivation et le positivisme sont en corrélation négativement avec les années
d’expérience. Aussi, nous avons rencontré des différences significatives entre l’anxiété
et les divers emplacements que les athlètes ont sur le terrain de football.
Les stratégies les plus utilisées par les entraîneurs de football sont la formulation
des objectifs, le modelage et le renfort positif.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
Keywords
Psicologia do desporto Futebol Competências psicológicas Estratégias psicológicas Sport psychology Football Psychological skills Psychological strategies Psychologie du sport Football Compétences psychologiques Stratégies psychologiques