Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
915.77 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os alunos com dificuldades de aprendizagem constituem um dos grandes desafios que se colocam à escola, aos professores e a todos os profissionais que actuam na área da educação. Apesar de ser um tema estudado por várias disciplinas mostra-se um objecto de estudo controverso e ainda pouco consensual. Em Portugal as DA ainda não beneficiam de uma definição consensual contudo, são reconhecidas como um problema que provoca sérias dificuldades de adaptação à escola, insucesso escolar que tem consequências devastadoras ao nível da auto-estima, do desenvolvimento social e das oportunidades para aceder a níveis superiores de ensino ou emprego.
Estima-se que a prevalência das DA, seja de cerca de 5 por cento, o que equivale a várias dezenas de milhares de alunos. Para os profissionais da educação, a grande preocupação é responder à diversidade das necessidades dos seus alunos, caso contrário colocam em causa o seu crescimento educacional, social e emocional.
Com este trabalho pretende-se clarificar algumas definições (dificuldades de aprendizagem, dislexia, discalculia e disgrafia), averiguar se os professores dominam estas definições, estudar as representações que os professores têm do perfil dos alunos com dificuldade de aprendizagem, que estratégias implementam, fazer ainda o levantamento de recursos materiais e humanos em falta para um melhor atendimento aos alunos com DA.
O trabalho incide em seis aspectos fundamentais: uma análise teórica sobre as dificuldades de aprendizagem (capítulo I); uma abordagem aos processos cognitivos implicados na leitura, escrita e cálculo e respectivas perturbações (capítulo II); uma abordagem às representações sociais no capítulo III; no capítulo IV descrevemos a metodologia; seguimos com a apresentação dos resultados no capítulo V; no capítulo VI apresentamos a discussão dos resultados.
Finalizamos o nosso estudo com as conclusões sobre o trabalho desenvolvido, no que diz respeito ao seu contributo, às suas limitações e sobre algumas reflexões e novos desenvolvimentos no futuro.
Students with learning difficulties are just one of the challenges that schools, teachers and all other educational professionals face. Though studied in many areas, they are the subject of controversial and non-consensual study.
In Portugal, LD do not benefit from consensual definition. However, LD are recognized as a problem which induces serious school adaptation difficulties, school failure, with devastating consequences in terms of self-esteem, social development and access to further education or employment.
It is estimated that the LD index is around 5% which translates into tens of thousands of students.
Educational professionals are seriously concerned with being able to respond to the wide range of students´ needs, because their educational, social and emotional development is at stake.
In this paper, we aim to clarify some definitions (learning difficulties, dyslexia, dyscalculia and dysgraphia), check whether the teachers have a working knowledge of those definitions, study the pictures teachers make of the profile of students with learning difficulties, the strategies they implement, survey the lack of material and human resources required to better help students with LD.
The paper focuses on six main points: theoretical analysis of the learning difficulties (chapter I); approach of the cognitive processes used in reading, writing and maths, and their respective perturbances (chapter II); approach of the social representations, in chapter III; in chapter IV, we describe the methodology; followed by the presentation of results in chapter V; in chapter VI, we discuss the results.
We end our study drawing conclusions on the work undertaken, in terms of its contribution, its limitations and some reflections and new development for the future.
Les élèves en difficulté d´apprentissage constituent l´un des grands défis que l´école, les professeurs et touts les profissionnels du domaine de l´Enseignement doivent relever. Bien qu´étant un thème étudié par diverses disciplines, il s´avère être un objet d´étude controversé et encore peu consesuel.
Au Portugal, les difficultés d´apprentissage ne bénéficient pas encore d´une définition consensuelle mais elles sont néanmoins reconnues comme un problème qui entraîne des difficultés d´adaptation à l´école, d´insuccès scolaire qui ont des conséquences dévastatrices au niveau de l´auto-estime, du développement social et des opportunités pour accéder à des niveaux supérieurs d´enseignement ou d´emploi.
La prévalence des difficultés d´apprentissage est estimée à 5 pour cent, ce qui équivaut à plusieurs dizaines de milliers d´élèves.
Pour les profissionnels de l´éducation, la grande inquietude est de répondre à la diversité des besoins de leurs élèves, sinon ils compromettent leur croissance éducationnelle, sociale et émotionnellle.
Avec ce travail, nous prétendons clarifier quelques définitions (difficultés d´apprentissage, dyslexie, dyscalculie et dysorthographie), vérifier si les professeurs maîtrisent cês définitions, étudier les représentations des professeurs quant au profil des élèves en difficulté d´apprentissage, les stratégies mises en oeuvre, dresser une liste des ressources matérielles et humaines manquantes pour accueillir au mieux les élèves en difficulté d´apprentisage.
Le travail repose sur six aspects fondamentaux: une analyse théorique des difficultés d´apprentissage (chapitre I); une approche des procedures cognitives engagées dans la lecture, l´écriture et le calcul et les troubles respectifs (chapitre II); une approche des représentations socials (chapitre III); une description de la méthodologie au chapitre IV; suivie par la présentation des résultats au chapitre V ; et enfim, au chapitre VI, une présentation de la discussion des résultats.
Nous clôturons notre étude par les conclusions sur le travail développé, en ce qui concerne son apport et ses handicaps, et par quelques réflexions et de nouveaux développements futurs.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.