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Gestão da educação a distância: um framework baseado nas estratégias de gestão dos cursos PNAP nota 5

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A gestão da educação é um processo construído com base no cotidiano, onde decisões são tomadas de acordo com a realidade específica, visando impulsionar a organização a atingir os seus objetivos, com elevada interatividade dos atores do processo, permitindo que este seja desenvolvido com eficiência e eficácia. Tratando-se de ensino a distância (EaD), é imperativo a utilização de formas diferenciadas de gestão, face às particularidades da modalidade. No entanto, as pesquisas sobre práticas de gestão de cursos EaD são escassas, criando a oportunidade para novos estudos que forneçam recursos administrativos para a melhoria dos processos. Analisa-se nesta pesquisa as estratégias de gestão implementadas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), integrantes do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), cujos cursos alcançaram conceito máximo no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), visando a construção de um modelo de gestão baseado em boas práticas. A investigação exploratória, baseada no método indutivo e caráter quali-quantitativo, teve como procedimentos, a pesquisa bibliográfica-documental, com revisão da literatura e busca sistemática, além de realização de estudo de caso; aplicou-se o questionário online como instrumento de coleta, e, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, aliada à análise descritiva para a análise dos dados, com o objetivo de elaborar uma proposta de framework. O modelo servirá de guia aos gestores de cursos do PNAP, a alcançarem desempenho superior na avaliação do SINAES.
Education management is a process built on a daily basis, where taken decisions are developed taking into account the specific context, aiming to drive the organization to achieve its objectives, with plenty of interactivity, allowing it to be developed both efficiently and effectively. In the case of distance learning (DL), it is imperative to use differentiated forms of management, given the particularities of this modality. However, research on management practices in distance courses is scarce, providing opportunities for novel studies that provide administrative resources for process improvement. This research analyzes the management strategies implemented by Public Institutions of Higher Education (IPES), members of the National Public Administration Training Program (PNAP), whose courses achieved the highest score in the National System for the Assessment of Higher Education (SINAES), aiming at building a management model based on good practices, taking the Brazilian context as the basis for the research. The exploratory investigation based on the inductive method and quantitative and qualitative nature, had as procedures, the bibliographic-documentary research, with literature review and systematic search, in addition to a case study; an online questionnaire has being used as a data gathered instrument, and used content analysis, coupled with descriptive analysis for data analysis to develop a framework proposal. The model will serve as a guide to PNAP course managers for enhancing performance on the SINAES assessment.
La gestion de l’éducation est un processus construit sur la base du quotidien, où les décisions sont prises en accord avec la réalité spécifique, en visant de pousser l’organisation à atteindre ses objectifs, comptant avec une élevée interactivité des acteurs du processus, ce qui permet son développement avec efficience et efficace. Dans ce qui concerne l’enseignement à la distance (EaD), c’est impératif d’utiliser des formes variées de gestion, aux particularités de la modalité. Pourtant, des recherches sur les pratiques de gestion de ressources EaD sont rares, ce qui opportunise nouveaux études qui fournissent des ressources administratives pour l’amélioration des processus. On analyse, à travers cette recherche, les stratégies de gestion implémentées par les Institutions Publiques de l’Enseignement Supérieur (IPES), intégrantes du Programme Nationale de Formation en Administration Publique (PNAP), dont les courses ont atteint le concept maximal dans le Système Nationale d’Évaluation de l’Enseignement Supérieur (SINAES), en visant la construction d’un modèle de gestion basée en bonnes pratiques. L’investigation exploratoire, basée dans la méthode inductive et de caractère qualitatif, a eu comme procédés, la recherche bibliographique-documentaire, avec révision de la littérature et recherche systématique, ainsi comme la réalisation d’une étude de cas ; on a appliqué le questionnaire en ligne comme instrument d’obtention de données, et, on a utilisé la technique d’analyse de contenus, alliée à l’analyse descriptive pour l’analyse des données, en regard à l’élaboration du framework. Le modèle servira de guide aux gestionnaires de courses du PNAP pour obtenir une performance supérieure dans l’évaluation du SINAES.

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Educação a distância Gestão Boas práticas Framework Distance education Management Good practices Éducation à la distance Gestion Bonnes pratiques

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