Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da educação a distância: um framework baseado nas estratégias de gestão dos cursos PNAP nota 5Publication . Heluy, Vilma Moraes; Gouveia, Luis Borges; Silva, João AugustoA gestão da educação é um processo construído com base no cotidiano, onde decisões são tomadas de acordo com a realidade específica, visando impulsionar a organização a atingir os seus objetivos, com elevada interatividade dos atores do processo, permitindo que este seja desenvolvido com eficiência e eficácia. Tratando-se de ensino a distância (EaD), é imperativo a utilização de formas diferenciadas de gestão, face às particularidades da modalidade. No entanto, as pesquisas sobre práticas de gestão de cursos EaD são escassas, criando a oportunidade para novos estudos que forneçam recursos administrativos para a melhoria dos processos. Analisa-se nesta pesquisa as estratégias de gestão implementadas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), integrantes do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), cujos cursos alcançaram conceito máximo no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), visando a construção de um modelo de gestão baseado em boas práticas. A investigação exploratória, baseada no método indutivo e caráter quali-quantitativo, teve como procedimentos, a pesquisa bibliográfica-documental, com revisão da literatura e busca sistemática, além de realização de estudo de caso; aplicou-se o questionário online como instrumento de coleta, e, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, aliada à análise descritiva para a análise dos dados, com o objetivo de elaborar uma proposta de framework. O modelo servirá de guia aos gestores de cursos do PNAP, a alcançarem desempenho superior na avaliação do SINAES.