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Sistemas de qualidade no ensino superior em Angola: contributos para modelos de melhoria da qualidade e responsabilidade social

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Abstract(s)

O ensino superior é um importante bem público, essencial para o desenvolvimento de qualquer nação, o qual deve ser acessível a todos os cidadãos. De igual modo, o ensino superior faz parte dos elementos cruciais do sistema global de educação, o qual deve ser flexível, diverso, eficaz e estar em sintonia com as necessidades da economia do conhecimento. A pergunta de partida desempenha o papel de primeiro fio condutor da investigação, desta forma a pergunta da partida do presente estudo, para além da necessidade de clarificação dos conceitos – Qualidade e Responsabilidade Social das Organizações (RSO), é fundamental encontrar consenso na interpretação dos conceitos, e estabelecer elos de ligação entre os mesmos âmbitos das IES de Angola. Em contexto de investigação, esta escolha surge da necessidade de se compreender em que medida as IES públicas da IV Região Académica de Angola estão a ser animadas ou imbuídas de verdadeiro valor de serviço público, tendo sempre em atenção a experiência profissional vivida, a constatação empírica da falta de documentação orientadora para os profissionais da área, assente numa base sociopedagógica já conhecida e identificada em Angola, constituindo esta a matriz identitária daquela. Desta feita, o estudo visa apresentar soluções e/ou recomendação para a implementação de Sistemas de Qualidade e Responsabilidade Social, partindo das políticas dispersa de Qualidade e de RSO já existentes e praticadas nas diversas UO da ULAN. Considerando a especificidade do tema, o estudo recairá num fulcro empírico, contudo com uma vertente teórica, assente na revisão bibliográfica do tema e um estudo de abordagem metodológica de índole quantitativa. Pretende-se que o mesmo tenha uma abrangência a nível regional, eventualmente extrapolável para uma realidade nacional, auscultando-se para este fim, os diversos intervenientes da mesma, nomeadamente colaboradores/funcionários, alunos e professores. Os resultados de estudo determinaram que a dimensão da Responsabilidade Social das Instituições do Ensino Superior que foi melhor avaliada foi a dimensão Investigação e a menos bem avaliada foi Estruturas. E, os professores identificam significativamente mais esta dimensão da responsabilidade social nas instituições de ensino onde trabalham, do que os funcionários ou os alunos. A diferença entre alunos e funcionários não é estatisticamente significativa.
Higher education is an important public asset, essential for the development of any nation, which must be accessible to all citizens. Similarly, higher education is part of the crucial elements of the global education system, which must be flexible, diverse, and effective and aligned with the knowledge economy requirements. The research question usually “constitutes a first means to put into practice one of the essential dimensions of the scientific process: the break with prejudices and previous knowledge”. In this way, the research question of this study, apart from clarifying the concepts – Quality and Social Responsibility of Organizations (RSO), it is fundamental to find consensus in the interpretation of the concepts, and to establish links among the existing Higher Education Institutions (HEI) of Angola. In research terms, this choice arises from the need to understand the extent to which public HEIs in the IV Academic Region of Angola are being animated or imbued with true public service value, bearing always in mind their professional experience, the empirical lack of guidelines documentation for professionals in the field, based on a socio pedagogical basis already known and identified in Angola, constituting the identity matrix of the latter. This study aims to present solutions and / or recommendations for the implementation of Quality and Social Responsibility Systems, based on the widespread policies of Quality and RSO already existing and practiced in the different UO of the ULAN. Considering the specificity of the theme, the study will fall into an empirical focus, however with a theoretical aspect, based on the bibliographic review of the theme and a study with a quantitative methodological approach. It is intended to have a regional scope, possibly extrapolated to a national reality, listening to the various stakeholders, namely collaborators / employees, students and teachers. The results of the study determined that the dimension of Social Responsibility of Higher Education Institutions that was better evaluated was the Research dimension and the least one was Structures. And, teachers more significantly identify this dimension of social responsibility in the educational institutions where they work than employees or students do. The difference between students and staff is not statistically significant.
L'enseignement supérieur est un bien public important, essentiel au développement de toute nation, qui doit être accessible à tous les citoyens. De même, l'enseignement supérieur fait partie des éléments cruciaux du système éducatif mondial, qui doit être flexible, diversifié, efficace et en phase avec les besoins de l'économie de la connaissance. La question de départ joue le rôle de premier fil conducteur de l'enquête, donc la question de départ de cette étude, outre la nécessité de clarifier les concepts – Qualité et responsabilité sociale des organisations (RSO), il est essentiel de trouver un consensus dans l'interprétation des concepts et établir des liens entre les mêmes sphères des EES d’Angola. En termes d'investigation, ce choix découle de la nécessité de comprendre dans quelle mesure les EES publics de la IVe Région académique d'Angola sont animés ou imprégnés de valeur réelle de service public, en tenant toujours compte de l'expérience professionnelle vécue, de la vérification empirique. manque de documentation d'orientation pour les professionnels de la zone, basée sur une base socio-pédagogique déjà connue et identifiée en Angola, constituant sa matrice identitaire. Cette fois, l'étude vise à présenter des solutions et / ou des recommandations pour la mise en oeuvre de Systèmes de Qualité et de Responsabilité Sociale, à partir des politiques de Qualité et RSO dispersées déjà existantes et pratiquées dans les différentes ULAN ULAN. Compte tenu de la spécificité du thème, l'étude s'appuiera sur un focus empirique, mais avec un aspect théorique, basé sur la revue bibliographique du thème et une étude avec une approche méthodologique quantitative.. Il est prévu qu'il ait une portée régionale, éventuellement extrapolable à une réalité nationale, à l'écoute des différents acteurs de la même, à savoir les collaborateurs / employés, les étudiants, les enseignants. Les résultats de l'étude ont déterminé que la dimension de la responsabilité sociale des établissements d'enseignement supérieur qui a été la mieux évaluée était la dimension de la recherche et la moins bien évaluée était celle des structures. Et les enseignants identifient nettement plus cette dimension de responsabilité sociale dans les établissements d'enseignement où ils travaillent que les salariés ou les étudiants. La différence entre les étudiants et le personnel n'est pas statistiquement significative.

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Angola Acreditação Ensino superior Qualidade Responsabilidade social Sistema educativo Accreditation Higher education Quality Social responsibility Education system Accréditation Enseignement supérieur Qualité Responsabilité sociale Système éducatif

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