Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Terapia da Fala na modalidade de teleterapia: perceção dos encarregados de educação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_39061.pdfPG_390612.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A terapia na modalidade online tem vindo a ser uma tendência de intervenção direta e indireta (através da capacitação e empowerment dos familiares) utilizada no âmbito da terapia da fala. Estudos comparativos realizados, evidenciam semelhanças entre os resultados da intervenção na abordagem online ou presencial, salientando a aspeto crucial dos requisitos relacionais e de gestão de recursos. Visto a teleterapia ser uma ferramenta cada vez mais utilizada, este estudo quantitativo direcionado aos Encarregados de Educação (EE), cujos educandos beneficiam (ou beneficiaram) de Terapia da Fala (TF) na modalidade online, pretende perceber se esta intervenção está a ir ao encontro das necessidades sentidas pelos EE e crianças, e de que forma esse tipo de intervenção potencia as competências dos cuidadores no âmbito da promoção de competências linguísticas. Para o efeito, foi elaborado um questionário, respondido por 32 EE. Os resultados revelam que os EE consideram que a intervenção está a ir ao encontro das necessidades capacitando os familiares para a promoção das competências linguísticas, ao mesmo tempo que a abordagem terapêutica é ajustada ao mencionado nas boas práticas. Foram detetadas como variáreis dependentes entre si a “promoção da realização de atividades em contexto natural” e a “realização por parte dos EE de atividades extra sessão”; uma relação inversa foi verificada entre “necessidade de auxílio nas tarefas” e “a progressão do nível escolar”; a “interferência na dinâmica familiar” diminuiu na problemática “alterações da linguagem” e aumentou nas problemáticas relacionadas com as “alterações na fala/linguísticas/pragmáticas”. Não foi encontrada dependência entre as variáveis relacionadas com “o envolvimento dos EE nas atividades das crianças” com a variáveis relacionadas com a idade, diagnóstico e regime laboral dos pais. O mesmo se aplica entre a “comunicação entre TF e EE” está dependente da flexibilidade demonstrada pelo terapeuta, diagnóstico e idade da criança. Este estudo vai ao encontro das evidencias científicas considerando-se a abordagem online como uma possibilidade valorizável, eficaz e eficiente na intervenção direta, com a criança, e na intervenção indireta, através da capacitação e empowerment da família. Porém, para que a intervenção seja valida, terão de ser assegurados os recursos tecnológicos e ambientais necessários, colocando-se a tónica na criação da aliança terapêutica e na promoção de sessões dinâmicas e produtivas, direcionadas para as necessidades da criança/família, enquadráveis no seu contexto natural.
Online therapy has been a trend of direct and indirect (through training and empowerment of family members) intervention within the scope of speech therapy. Comparative studies carried out give evidence of similarities between the results of the intervention in the online approach or face-to-face, but recommend relational and resource management requirements. As teletherapy is an increasingly used tool, this quantitative study directed to caregivers, whose students benefit (or have benefited) from Speech Therapy (ST) in the online modality, intends to understand if this intervention is meeting the needs of caregivers and children, and how this type of intervention enhances competences of caregivers in the context of promoting linguistics abilities. For this purpose, a questionnaire was prepared and answered by 32 caregivers. According to the obtained results, we can consider that the intervention is meeting the needs of guardians and children, enabling family members to promote language skills, while the therapeutic approach is adjusted to what was mentioned in the good practices. The results also showed variables that are dependent on each other, like the "promotion of carrying out activities in a natural context" and the “carrying out by the cargivers of extra session activities”; an inverse relationship was verified between "need for help with tasks" and "the progression of the level school”; the "interference in family dynamics" decreased in the problem “language changes” and increased in problems related to “changes in speech/linguistic/pragmatic”. No dependence was found between the variables related to "the involvement of caregivers in children's activities" with variables related to the age, diagnosis and work regime of the parents. The same applies to the "communication between S and caregivers", that is not dependent on the flexibility shown by the therapist, diagnosis and age of the child. This study meets the scientific evidence considering the online approach as a valuable, effective and efficient possibility in direct intervention with the child, and in indirect intervention, through training and empowerment of the family. However, for the intervention to be valid, the necessary technological and environmental resources will have to be ensured, with the emphasis on creating a therapeutic alliance and promoting dynamic and productive sessions, aimed at the needs of the child/family, within the framework of its natural context.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Teleterapia/teleprática Capacitação Empowerment Linguagem Terapia da fala Teletherapy/telepractice Training Language Speech therapy

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License