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Intervenção da fisioterapia em crianças e adolescentes com paralisia cerebral espástica unilateral: uma revisão bibliográfica

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Abstract(s)

Introdução: a paralisia cerebral está classificada segundo o quadro motor que a criança apresenta, de acordo a alteração do tónus, capacidades funcionais, alterações musculosqueléticas associadas, distribuição anatómica, e etiologia dos sintomas. Objetivo: analisar os efeitos de diferentes intervenções de fisioterapia na recuperação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral espástica unilateral (PCEU). Metodologia: foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados da Pubmed, PEDro, e Cochrane que analisasse as intervenções de fisioterapia em crianças e adolescentes com PCEU. O processo de elegibilidade dos estudos teve como base o fluxograma de PRISMA. Resultados: foram incluídos 5 artigos randomizados controlados que analisaram diferentes programas de intervenção terapêutica, com o propósito de aumentar as capacidades biopsicossociais de um total de 245 participantes de ambos os géneros, dos 2 aos 18 anos. Conclusão: a terapia efetuada sob supervisão dos fisioterapeutas tem maiores benefícios para as crianças e adolescentes com PCEU, assim como a realização de programas intensivos contínuos de exercícios nos membros superiores e inferiores.
Introduction: cerebral palsy is classified by the motor impairment that the child presents, according to tonus alteration, functional capacities, associated musculoskeletal alterations, anatomic distribution and the etiology of symptoms. Objective: to analyze the effects of the different physiotherapy interventions in the recovery of children and teenagers with spastic unilateral cerebral palsy (SUCP). Methods: the research was focused on data from Pubmed, PEDro and Cochrane that analyzed the effects of physiotherapy interventions in children and teenagers with UCEP. The studies eligibility criteria was based on the PRISMA flowchart. Results: 5 controlled randomized trials were included that analyzed different programs of therapeutic interventions, aimed at increasing biopsychosocial capacities with a total of 245 participants from both genders from 2 to 18 years old. Conclusion: therapy performed by physiotherapist supervision has greater benefits for children and teenagers with SUCP likewise the achievement of continuous intensive programs of exercises in upper and inferior limbs.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Fisioterapia

Keywords

Crianças Paralisia cerebral espástica Fisioterapia Children Spastic cerebral palsy Physiotherapy

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