Repository logo
 
Publication

O papel do jingle em anúncios publicitários televisivos destinados a crianças

dc.contributor.authorDuarte, Liliana
dc.contributor.authorCardoso, António
dc.date.accessioned2012-05-21T07:42:45Z
dc.date.available2012-05-21T07:42:45Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA música é utilizada cada vez mais pelos anunciantes e agências de publicidade, como forma de cativar a atenção do espectador. Ao relacionarem-se os jingles de anúncios publicitários com crianças, tem-se o mote para a presente investigação. Este trabalho pretende verificar o papel dos jingles em três anúncios publicitários, da categoria hipermercados, destinados às crianças, na época do Natal. Posteriormente, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com seis crianças, com idades entre os oito e os dez anos, para perceber realmente se o jingle destes anúncios está a funcionar como se pretende. Após a sua análise verificou-se que todos têm a mesma finalidade, fazer com que a criança seja cativada e chame a atenção dos pais. Os anúncios mostram um mundo de fantasia e ilusão, cativando mais facilmente a sua atenção. Os anúncios com jingles mais calmos são menos mencionados por estas crianças. Contudo, todas foram capazes de mencionar a marca e o jingle correspondente, sem qualquer tipo de dificuldade. Music is increasingly being used by advertisers as a way to capture viewers’ attention. By relating the jingles for commercials to children, we get the motto for our research. This essay discusses the jingles of three commercials, on the hypermarket category, for children, at Christmas time. Subsequently, a previously structured interview with six 8-10-year-olds was conducted, to confirm the jingles of these ads are working as intended. After this analysis, we found out that all have the same purpose: to gain children’s preference, and their parents’ attention. The ads show a world of fantasy and illusion, easily captivating their attention. Ads with calmer jingles were less mentioned by the children. Nevertheless, they were all able to mention the brand and the jingle without any difficulty.por
dc.identifier.citationCadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 27-46.por
dc.identifier.issn1647-3191
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/3166
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Estudos Mediáticos;8 (2011)
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectJinglespor
dc.subjectPublicidade televisivapor
dc.subjectHipermercadospor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectTelevision advertisingpor
dc.subjectHypermarketspor
dc.titleO papel do jingle em anúncios publicitários televisivos destinados a criançaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage46por
oaire.citation.startPage27por
person.familyNameCardoso
person.givenNameAntónio
person.identifier999814
person.identifier.ciencia-id9B12-32E2-EB0D
person.identifier.orcid0000-0003-2545-0617
person.identifier.scopus-author-id24480630200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationc9d9b897-facb-473b-8977-39fa1845b69e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc9d9b897-facb-473b-8977-39fa1845b69e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27-46.pdf
Size:
180.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: