Repository logo
 
Publication

A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, Pedro
dc.contributor.authorAraújo, Ana Lúcia Costa
dc.date.accessioned2023-02-28T12:00:06Z
dc.date.available2023-02-28T12:00:06Z
dc.date.issued2022-01-06
dc.description.abstractNeste trabalho buscou-se investigar sobre o atendimento dos monitores aos alunos com NEE, que tem sido muito valorizado nos últimos anos. Para além desse atendimento, envolve também a infraestrutura da escola e o planejamento educacional que contemple as necessidades de cada aluno. O processo que envolve a aprendizagem nas salas de Recurso Multifuncional necessita de uma formação permanente em face dos desafios oriundos do atendimento às crianças e aos familiares que lidam com a necessidade especial de seus filhos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: O processo de formação do Monitor/Professor atende as demandas de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE em uma sala de recurso multifuncional? Para tanto, o objetivo geral dessa investigação é analisar o processo de formação do monitor/professor que atende os alunos com necessidades educacionais especiais na Sala de Recursos multifuncional. Com o intuito de responder aos questionamentos, o estudo constitui um Estudo de Caso com um viés qualitativo. Como resultados, foi possível perceber que todos os monitores que trabalham em uma sala de Recurso Multifuncional possuem formação geral em inclusão, contudo, há ainda a necessidade de formações específicas que atendam as especificidades de cada aluno e sua deficiência ou transtorno.pt_PT
dc.description.abstractThis work sought to investigate or attend two monitors, some years with SEN, which has been highly valued in recent years. For additional attention, it also involves the school infrastructure and educational plan that takes into account the needs of each student. The process that involves apprentices in the Multifunctional Resource rooms requires permanent training in face of two challenges originating from attending to children and family years that meet the special needs of their children. In the face of this, the following question arose: does the training process of the Monitor / Professor attend to the demands of teaching and learning two students with SEN in a multifunctional resource room? Therefore, the general objective of the investigation and analysis or training process of the monitor / teacher who attends to some special educational needs in the multifunctional Resource Room. How I intend to answer the questions, or the study constitutes a Case Study as a qualitative view. As a result, it was possible to perceive that all the monitors who work in a Multifunctional Resource room have general training in inclusion, with the need for specific training that addresses the specificities of each student and their deficiency or disorder.pt_PT
dc.identifier.tid202980081
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11579
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMonitorespt_PT
dc.subjectSala de recursos multifuncionalpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectMonitorspt_PT
dc.subjectMultifunctional resource roompt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.titleA formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_37771.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
37771
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: