Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Separação Familiar e desenvolvimento psíquico em Crianças institucionalizadas: um estudo qualitativo a partir de Contos infantis e da prova projectiva Pata Negra (L. Corman)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Eugénia Filomena Martins Araújo.pdf4.23 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo tem como objectivo analisar a dinâmica interna de crianças institucionalizadas, de modo a alargar o conhecimento da sua vivência emocional e desenvolvimento global e adaptativo. Visamos compreender o perfil de funcionalidade das crianças e as ressonâncias desta trajectória adaptativa à vida na instituição no desenvolvimento biopsicossocial das mesmas. De modo mais específico, pretende-se avaliar elementos das suas organizações dinâmicas da personalidade. O presente trabalho assenta numa pesquisa qualitativa de cariz exploratório, a partir do estudo de caso de três crianças. O estudo recorre à técnica da observação participante em sessões de pequeno grupo dinamizadas em torno da leitura de histórias infantis e, numa segunda fase, à utilização da prova projectiva Pata Negra (Corman, 2009), visando uma compreensão de cada um dos casos. As fontes e procedimentos de investigação trazem material de diverso tipo que permite dar conta dos domínios interno e externo de cada criança e traçar linhas de compreensão de suas ligações.
This study has the objective to analyze the internal dynamics of institutionalized children, to extend the knowledge of their emotional experience and global and adaptive development. We intend to understand children's feature profile and the resonances of this adaptive path to life in institution in the biopsychosocial development of the same. More specifically, we intend to evaluate elements of their dynamic organizations of personality. This study is based on a qualitative research of exploratory nature, as the case study of three children. The study refers to the technique of participant observation in small group sessions around the reading of children's stories and, in a second phase, the use of projective test (Corman, 2009), aimed at a thorough understanding of each of the cases studied. The sources and investigative procedures bring diverse type material that allows to realize the internal and external areas of each child and to trace lines of understanding of their connections.

Description

Keywords

Criança Separação familiar Instituição de acolhimento Dinâmica psíquica Desenvolvimento global (biopsicossocial). Child Family separation Host institution Psychic dynamic Global development (biopsychosocial)

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License