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Estudo da prevalĂȘncia de desordens temporomandibulares em mĂșsicos de sopro

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Abstract(s)

Os mĂșsicos de sopros estĂŁo expostos a factores de risco prĂłprios do seu trabalho, que os tornam susceptĂ­veis ao desenvolvimento de lesĂ”es na ATM. Tocar um instrumento musical de sopro pode ser considerado uma parafunção do sistema estomatognĂĄtico. O objecto deste trabalho foi determinar-se a relação existente entre a prĂĄtica de um instrumento musical de sopro e o desenvolvimento de DTMs. Foi feita uma revisĂŁo bibliogrĂĄfica do tema e, posteriormente, um estudo cientĂ­fico para determinar a prevalĂȘncia de DTMs articulares em estudantes de instrumentos de sopro da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (CovilhĂŁ), aos quais foi aplicado um questionĂĄrio e um exame clĂ­nico baseado nos Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD). Foram, ainda, especificados quais os factores de risco a elas associados, acrescentando a este um questionĂĄrio geral baseado em artigos anteriores. Do estudo efectuado, verificou-se uma prevalĂȘncia de 68% de indivĂ­duos com patologia articular na ATM, existindo 32% sem diagnĂłstico atribuĂ­do. Dos alunos com diagnĂłstico articular, 31,7% apresentava anteposição discal com redução, 14,6% anteposição discal sem redução sem limitação de abertura, 41,5% diagnĂłstico de artralgia, 4,9% de osteoartrite e 2,4% de osteoartrose. Nenhum aluno observado apresentava diagnĂłstico de anteposição discal sem redução com limitação da abertura. Os factores de risco associados ao desenvolvimento de DTMs encontrados foram o sexo, a idade, o tempo de estudo, a componente emocional (ansiedade performativa) e a filosofia de aceitação da dor como normal no estudo de um instrumento musical. Uma compreensĂŁo mĂștua entre o dentista e o mĂșsico Ă© necessĂĄria para fornecer um diagnĂłstico preciso e um tratamento dentĂĄrio adequado. Para alĂ©m disso, os professores de mĂșsica podem antecipar e observar os primeiros sinais deste tipo de problemas, devendo ser dada a oportunidade de aumentarem os seus conhecimentos no que se refere Ă s condiçÔes orofaciais, em benefĂ­cio de seus alunos, e os mĂ©dicos dentistas, por sua vez, deveriam estender a sua instrução de saĂșde oral e aconselhamento preventivo em mĂșsicos, de forma a fornecer informaçÔes que lhes sejam relevantes, sugerindo estratĂ©gias de tratamento para evitar possĂ­veis efeitos nocivos na sua performance. Wind players are exposed to risk factors related to his work, which makes them susceptible to the development of lesions in the TMJ. Playing a wind instrument can be considered a type of parafunctional activity from the stomatognathic system. The purpose of this study was to establish the relationship between the practice of a wind instrument and the development of TMD. A literature review of the subject followed by a scientific study to determine the prevalence of TMD in students of wind instruments of the Escola Profissional de Artes da Beira Interior (CovilhĂŁ), which was applied a questionnaire and a clinical examination based on the Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD). This study also found risk factors associated with wind instruments playing, adding a general questionnaire based on previous articles. It was found a prevalence of 68% of individuals with TMJ joint pathology, and there assigned 32% undiagnosed. 31,7% of the students were diagnosed with disc displacement with reduction, 14.6% disc displacement without reduction without limited opening, 41.5% diagnosed with arthralgia, 4,9% with osteoarthritis and 2.4% with osteoarthritis. No students were observed with diagnosis of disc displacement without reduction with limited opening. Risk factors associated with the development of TMD were found related to sex, age, practice duration, emotional component (performance anxiety) and philosophy acceptance of pain as normal in the study of a musical instrument. A mutual understanding between the dentists and the wind musicians is required to provide an accurate diagnosis and proper dental care. In addition, music teachers can anticipate and observe the first signs of such problems. So, should be give them the opportunity to increase their knowledge regarding orofacial conditions for the benefit of their students. Dentists, for turn, should extend their oral health education and preventive counselling in musicians, in order to provide information that is relevant to them, suggesting treatment strategies to avoid possible harmful effects on their performance.

Description

Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentåria

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