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Advisor(s)
Abstract(s)
Os mĂșsicos de sopros estĂŁo expostos a factores de risco prĂłprios do seu trabalho, que os
tornam susceptĂveis ao desenvolvimento de lesĂ”es na ATM. Tocar um instrumento
musical de sopro pode ser considerado uma parafunção do sistema estomatognåtico.
O objecto deste trabalho foi determinar-se a relação existente entre a pråtica de um
instrumento musical de sopro e o desenvolvimento de DTMs.
Foi feita uma revisĂŁo bibliogrĂĄfica do tema e, posteriormente, um estudo cientĂfico para
determinar a prevalĂȘncia de DTMs articulares em estudantes de instrumentos de sopro
da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (CovilhĂŁ), aos quais foi aplicado um
questionĂĄrio e um exame clĂnico baseado nos Research Diagnostic Criteria for
Temporomandibular Disorders (RDC/TMD). Foram, ainda, especificados quais os
factores de risco a elas associados, acrescentando a este um questionĂĄrio geral baseado
em artigos anteriores.
Do estudo efectuado, verificou-se uma prevalĂȘncia de 68% de indivĂduos com patologia
articular na ATM, existindo 32% sem diagnĂłstico atribuĂdo. Dos alunos com
diagnóstico articular, 31,7% apresentava anteposição discal com redução, 14,6%
anteposição discal sem redução sem limitação de abertura, 41,5% diagnóstico de
artralgia, 4,9% de osteoartrite e 2,4% de osteoartrose. Nenhum aluno observado
apresentava diagnóstico de anteposição discal sem redução com limitação da abertura.
Os factores de risco associados ao desenvolvimento de DTMs encontrados foram o
sexo, a idade, o tempo de estudo, a componente emocional (ansiedade performativa) e a
filosofia de aceitação da dor como normal no estudo de um instrumento musical.
Uma compreensĂŁo mĂștua entre o dentista e o mĂșsico Ă© necessĂĄria para fornecer um
diagnóstico preciso e um tratamento dentårio adequado. Para além disso, os professores
de mĂșsica podem antecipar e observar os primeiros sinais deste tipo de problemas,
devendo ser dada a oportunidade de aumentarem os seus conhecimentos no que se
refere Ă s condiçÔes orofaciais, em benefĂcio de seus alunos, e os mĂ©dicos dentistas, por
sua vez, deveriam estender a sua instrução de saĂșde oral e aconselhamento preventivo
em mĂșsicos, de forma a fornecer informaçÔes que lhes sejam relevantes, sugerindo
estratĂ©gias de tratamento para evitar possĂveis efeitos nocivos na sua performance. Wind players are exposed to risk factors related to his work, which makes them
susceptible to the development of lesions in the TMJ. Playing a wind instrument can be
considered a type of parafunctional activity from the stomatognathic system.
The purpose of this study was to establish the relationship between the practice of a
wind instrument and the development of TMD.
A literature review of the subject followed by a scientific study to determine the
prevalence of TMD in students of wind instruments of the Escola Profissional de Artes
da Beira Interior (CovilhĂŁ), which was applied a questionnaire and a clinical
examination based on the Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular
Disorders (RDC/TMD). This study also found risk factors associated with wind
instruments playing, adding a general questionnaire based on previous articles.
It was found a prevalence of 68% of individuals with TMJ joint pathology, and there
assigned 32% undiagnosed. 31,7% of the students were diagnosed with disc
displacement with reduction, 14.6% disc displacement without reduction without
limited opening, 41.5% diagnosed with arthralgia, 4,9% with osteoarthritis and 2.4%
with osteoarthritis. No students were observed with diagnosis of disc displacement
without reduction with limited opening.
Risk factors associated with the development of TMD were found related to sex, age,
practice duration, emotional component (performance anxiety) and philosophy
acceptance of pain as normal in the study of a musical instrument.
A mutual understanding between the dentists and the wind musicians is required to
provide an accurate diagnosis and proper dental care. In addition, music teachers can
anticipate and observe the first signs of such problems. So, should be give them the
opportunity to increase their knowledge regarding orofacial conditions for the benefit of
their students. Dentists, for turn, should extend their oral health education and
preventive counselling in musicians, in order to provide information that is relevant to them, suggesting treatment strategies to avoid possible harmful effects on their performance.
Description
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentåria