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A Perceção dos Professores sobre os Alunos Sobredotados: Um Estudo de Caso na Ilha de S. Miguel

dc.contributor.advisorVentura, Tereza
dc.contributor.authorPinto, Zulmira Conceição Ferreira
dc.date.accessioned2014-01-24T14:09:41Z
dc.date.available2014-01-24T14:09:41Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpor
dc.description.abstractUma criança sobredotada, é um ser com potencialidades “superiores”, que não estão concretizadas, mas estão ao seu alcance. Cabe-nos aos profissionais da educação, saber educá-los e encaminhá-los sempre no sentido do desenvolvimento máximo desse potencial. Neste estudo visa-se a sensibilização dos professores para a problemática da sobredotação, contribuindo para um maior conhecimento das características e das necessidades das crianças e jovens sobredotados em idade escolar. Pretende-se também com este trabalho dar um contributo para o aumento do conhecimento sobre a temática em causa e, nomeadamente para a procura de soluções educativas mais ajustadas às características e necessidades destas crianças. Sendo esta investigação um estudo de caso, abarca, para além da população constituída pelos docentes da ilha de S. Miguel (incluindo a professora titular de turma do aluno sobredotado), os encarregados de educação da criança em questão. Dado que, no que respeita a esta temática, por vezes as dúvidas subsistem, procura-se dar ênfase a alguns aspetos teóricos, insistindo-se na definição de conceitos com valor operacional, suscetíveis de contribuir para a estruturação de uma intervenção educativa mais eficaz. Segue-se depois a articulação dos resultados com a literatura científica pertinente de modo a confirmar as hipóteses colocadas inicialmente e a levantar novas pistas, passiveis de serem aprofundadas futuramente, em novas investigações.por
dc.description.abstractA gifted child is a being with potential "superior", which are not implemented, but are at your fingertips. It behooves us to education professionals, learn to educate them and guide them always in the direction of maximum development of this potential. This study aims to raise awareness of teachers to the issue of giftedness, contributing to a better understanding of the characteristics and needs of gifted children and young people of school age. It is also intended with this paper to contribute to increased knowledge about the topic in question, and in particular for seeking educational solutions more suited to the characteristics and needs of these children. As this research a case study, includes, in addition to the population constituted by the faculty of the island of S. Miguel (including the professor's class of gifted students), the guardians of the child in question. Given that, with regard to this issue, sometimes the doubts persist, seek to emphasize some aspects of theoretical, insisting on the definition of concepts with operational value, likely to contribute to the development of an educational intervention more effective. Then follows the articulation of the results with the scientific literature in order to confirm the assumptions made initially and get new leads, liable to be investigated in the future.por
dc.identifier.tid202060411
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/4111
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.subjectPerceção dos Professorespor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectCriança Sobredotadapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectPerception of Teacherspor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectChild giftedpor
dc.subjectFamilypor
dc.titleA Perceção dos Professores sobre os Alunos Sobredotados: Um Estudo de Caso na Ilha de S. Miguelpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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