Repository logo
 
Publication

Experimento prático de uma aula sobre Diagramas de Classe (UML), com a utilização da metodologia da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom)

dc.contributor.authorLopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges
dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.date.accessioned2018-05-03T07:03:46Z
dc.date.available2018-05-03T07:03:46Z
dc.date.issued2018-04
dc.description.abstractEste relatório apresenta os resultados de um experimento realizado no âmbito das turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa. O experimento consistiu em realizar uma aula sobre Diagrama de Classes (UML), conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através do modelo pedagógico da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom). O experimento foi realizado com o suporte de um protocolo de procedimentos, uma grelha de observação, um inquérito e uma relação de instruções aos alunos. No final do experimento os alunos responderam um inquérito, cujo objetivo principal foi verificar os sentimentos, aspetos comportamentais e de desempenho dos alunos face ao modelo pedagógico da “sala de aula invertida”. Este experimento é parte integrante do Doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da “sala de aula invertida”, nos processos de ensino e aprendizagem no nível do Ensino Superior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6596
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisher*TRSpt_PT
dc.relation.ispartofseries2018;5
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectflipped classroompt_PT
dc.subjectsala de aula invertidapt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.subjectmodelo pedagógicopt_PT
dc.titleExperimento prático de uma aula sobre Diagramas de Classe (UML), com a utilização da metodologia da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom)pt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Fernando Pessoapt_PT
oaire.citation.issue2018pt_PT
oaire.citation.title*TRS Relatório Internopt_PT
oaire.citation.volume05pt_PT
person.familyNameSargo Ferreira Lopes
person.familyNameManuel Borges Gouveia
person.familyNameReis
person.givenNameSergio Francisco
person.givenNameLuis
person.givenNamePedro
person.identifierxF1eGXcAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-idD411-4C84-14EC
person.identifier.ciencia-id6B1C-3509-9FA5
person.identifier.ciencia-idF91D-99C0-8253
person.identifier.orcid0000-0003-4039-9979
person.identifier.orcid0000-0002-2079-3234
person.identifier.orcid0000-0003-1113-201X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd1e4b395-fa5a-4e5a-bf75-b7b6477a5960
relation.isAuthorOfPublication5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51
relation.isAuthorOfPublication327d78b3-add2-4bd5-9625-55376bc950d1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery327d78b3-add2-4bd5-9625-55376bc950d1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RI_trs_05_2018.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: