Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
152.35 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo pretende descrever e analisar a prevalência das práticas agressivas e bullying em contexto escolar, utilizando uma amostra de 120 estudantes do 5º ano de escolaridade.
Através do questionário de olweus, adaptado por pereira (2002), encontrámos uma elevada percentagem de alunos que já foi vítima de práticas agressivas ou bullying (44,7%). Além disso, os nossos resultados são consistentes com os encontrados por outros
autores sobre as diferenças entre rapazes e raparigas. Assim, o género masculino é aquele
que apresenta mais vítimas (71,2%) e, simultaneamente, mais agressores (77,6%). finalmente,descrevemos outras variáveis relacionadas com este fenómeno, como a frequência e a forma das agressões.
This study aims to examine and describe the prevalence of aggressive practices and bullying in school. We used the olweus´s questionnaire (2005), adapted by pereira (2002), and we found a high percentage of students who have been victims of bullying or aggressive practices (44, 7%). our results are consistent with those founded by other authors on the differences between boys and girls. thus, boys are more often victimized (71,2%), as well as
aggressors (77,6%). finally, we describe other variables related to this phenomenon, such as frequency and type of aggression.
Description
Keywords
Violência Bullying Comportamento agressivo Vitimação Violence Bullying Aggressive behaviour Victimization
Citation
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 106-115.