Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estudo epidemiológico das lesões no desporto de motociclismo de pista

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_39564.pdf395641.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: o desporto de motociclismo é uma modalidade desportiva seguida por milhões de espectadores de todo o mundo, e considerado como perigoso. Objetivo: analisar quais as lesões mais frequentes no desporto de motociclismo em circuito, o tipo de lesão e a sua localização anatómica, a incidência e a prevalência das lesões assim como a taxa lesiva e eventuais fatores de risco. Metodologia: na presente revisão foi realizada uma pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed, ScienceDirect e Web of Science. Os artigos elegíveis deveriam conter dados epidemiológicos sobre as lesões no desporto de Moto de pista. A qualidade metodológica dos artigos observacionais foi efetuada através da checklist STrengthening the Reporting of OBservational studies in Epidemiology (STROBE). Resultados: mais de 554 lesões no desporto de moto de pista foram analisadas, a partir dos 6 estudos incluídos. O tipo de lesão mais frequentemente encontrado foram as fraturas. Existe maior risco de lesão nas categorias de motociclismo com menor cilindrada. A ocorrência lesiva é superior nos treinos do que nas competições. E há um risco duplo de ter uma lesão após uma colisão. Conclusão: a maioria das lesões ocorreram no membro superior e na classe de Moto3. É necessário a realização de um maior número de estudos epidemiológicos sobre as lesões no motociclismo de pista para que seja possível criar estratégias preventivas que permitam reduzir a incidência e prevalência lesiva.
Introduction: motorcycling is a sport followed by millions of spectators all over the world, and is considered to be dangerous. Objective: analyse the most frequent injuries in circuit motorcycling sport, the type of injury and its anatomical location, the incidence and prevalence of injuries as well as the injury rate and possible risk factors. Methods: in the present review a computerised search was conducted in PubMed, ScienceDirect and Web of Science databases. Eligible articles should contain epidemiological data on injuries in the sport of Road Racing. The methodological quality of observational articles was assessed using the checklist Strengthening the Reporting of OBservational studies in Epidemiology (STROBE). Results: More than 554 injuries in Road Racing were analysed, from the 6 included studies. The most common type of lesion found was fractures. There is a higher risk of injury in motorcycling categories with lower cylinder capacity. The injury occurrence is higher in training than in competition. And there is a double risk of having an injury after a collision. Conclusion: Most injuries occurred in the upper limb and in the Moto3 class. A greater number of epidemiological studies on Road Racing injuries are needed in order to create preventive strategies to reduce the incidence and prevalence of injuries.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Fisioterapia

Keywords

Epidemiologia Lesões Motociclismo Epidemiology Injuries Motorcycle

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License