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A perceção dos profissionais das Clínicas Pedagógicas da Universidade Fernando Pessoa e dos familiares dos indivíduos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) sobre o modelo TEACCH como estratégia de inclusão

dc.contributor.advisorCosta, Ana
dc.contributor.authorDuarte, Vera Regina Rodrigues
dc.date.accessioned2013-11-20T12:55:43Z
dc.date.available2013-11-20T12:55:43Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpor
dc.description.abstractCom o presente estudo pretende-se analisar a perceção de eficácia do modelo Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children (TEACCH) como estratégia de inclusão para indivíduos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). Deste modo, realizou-se uma revisão bibliográfica, para enquadrar teoricamente a temática, procedendo-se à apresentação do estudo empírico. Esta investigação, de natureza quantitativa, foi desenvolvida com os profissionais das Clínicas Pedagógicas de Psicologia, de Reabilitação Psicomotora e de Terapêutica da Fala da Universidade Fernando Pessoa do Porto, assim como com os familiares dos indivíduos com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) acompanhados nas referidas clínicas. Para a recolha de dados utilizou-se a técnica de inquérito por questionário, através da aplicação de dois questionários distintos, um aos profissionais e outro aos familiares anteriormente mencionados. Embora tenha existido um número significativo de abstenções às questões sobre o modelo TEACCH, pode-se verificar que este modelo pode oferecer benefícios aos indivíduos com PEA, tais como o desenvolvimento das noções de vida em sociedade, maior aproveitamento académico e o desenvolvimento de valores pessoais.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the perception of efficacy of the Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children (TEACCH) and inclusion strategy for individuals with Autism Spectrum Disorders (ASD). Thus, we carried out a literature review to frame the issue theoretically, proceeding to the presentation of the empirical study. This research, quantitative, was developed with the Clinical Professional Pedagogical Psychology, Psychomotor Rehabilitation and Speech Therapy at the Fernando Pessoa University in Oporto, as well as family members of individuals with Autism Spectrum Disorders (ASD) accompanied in these clinics. For data collection, we used the technique of questionnaire survey, through the application of two different questionnaires, one for professionals and other family members mentioned above. Although there have been a significant number of abstentions questions about the TEACCH model, it can be verified that this model can provide benefits to individuals with ASD, such as the development of notions of life in society, higher academic achievement and the development of personal values.por
dc.identifier.tid201703823por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/4001
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.subjectModelo TEACCHpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPerturbações do Espetro do Autismo (PEA)por
dc.subjectTEACCH Modelpor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectAutism Spectrum Disorders (ASD)por
dc.titleA perceção dos profissionais das Clínicas Pedagógicas da Universidade Fernando Pessoa e dos familiares dos indivíduos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) sobre o modelo TEACCH como estratégia de inclusãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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