Repository logo
 
Publication

Fantasma e Fantasia: operadores clínicos para a investigação psicanalítica no desenho infantil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMatos, Marta
dc.contributor.advisorSilva, Milena
dc.contributor.authorLucas, Flávia de Toledo Oliveira
dc.date.accessioned2019-10-10T18:38:07Z
dc.date.available2019-10-10T18:38:07Z
dc.date.issued2019-09-24
dc.description.abstractEsta dissertação, ancorada na teoria psicanalítica de cunho Freudo-Lacaniano, propõe-se a investigar, a partir do estudo de caso de três crianças, qual o lugar do desenho na constituição psíquica de uma criança. Além disso, presta-se a ler nos desenhos infantis, as fantasias e o fantasma que são subjacentes a esse recurso, apresentam-se sob os moldes do conteúdo latente. A investigação revelou que o recurso do desenho promove uma Outra cena para o sujeito, como preconizou Flesler (2012). A partir dessa cena, foi possível ler os tempos de constituição Edípica na estrutura psíquica das crianças bem como a construção no matema do fantasma. Utilizando a topologia Lacaniana, em especial os Círculos de Euler, foi possível identificar graficamente a alternância de posição a qual a criança inicialmente está submetida. Em termos metodológicos, fundamentados nos preceitos teóricos e éticos psicanalíticos, formalizamos uma grelha, apresentada em três tempos, compondo os tempos de constituição Edípica, apontando para o predomínio do registro e representação no desenho; os tempos de construção na fórmula do fantasma, representando graficamente através dos círculos de Euler e a representação no desenho. Por último, utilizamos o paradigma do sonho em Freud (1900/1996) para ler o desenho naquilo que encontramos ressonância, a saber, o pensamento manifesto, o conteúdo latente, a condensação, o deslocamento, a sobredeterminação, a dramatização e a figurabilidade. Vimos que o desenho ocupa um lugar de mostração, no sentido de revelar tanto os tempos subjetivos quanto a fragilidade desses, promovendo, a partir dessa Outra cena, um retorno a tais tempos num caráter elaborativo, comprovando o potencial psicoterapêutico dessa ferramenta, pois a partir do grafismo, a criança posiciona-se diferentemente diante de si e dos outros.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation, anchored in Freudo-Lacanian psychoanalytic theory, proposes to investigate, from the case study of three children, the place of the drawing in the psychic constitution of a child. In addition, it intends to reading, in the children's drawings, the fantasies and the ghost that underlies this resource, appearing in the molds of the latent content. Research has revealed that the feature of the design promotes a further scene for the subject, just like advocated by Flesler (2012). From this scene, it was possible to read the times of Oedipal constitution in the psychic structure of the children and the construction in the ghost's matema as well. Using the Lacanian topology, especially the Euler Circles, it was possible to identify, graphically, the alternation of position to which the child is initially subjected. In methodological terms, based on theoretical precepts and psychoanalytic ethics, we formalized a grid, presented in three times, composing the times of Oedipal constitution, pointing to the predominance of registration and representation in the drawing, the construction times in the formula of the ghost, representing graphically through Euler's circles and the representation in the drawing. Finally, we have used the dream paradigm in Freud (1900/1996) to read the drawing, in what we find resonance, namely, manifest thinking, latent content, condensation, displacement, overdetermination, dramatization and figurability. We saw that the drawing occupies a place of demonstration, in the sense of revealing both the subjective times and the fragility of these, promoting, from this Other scene, a return to such times in an elaborative character, proving the psychotherapeutic potential of this tool, because since from of graphics, the child stands differently before himself and others.pt_PT
dc.identifier.tid203010175
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8142
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectFantasiapt_PT
dc.subjectFantasmapt_PT
dc.subjectSonhopt_PT
dc.subjectSubjetividadept_PT
dc.subjectDrawingpt_PT
dc.subjectFantasypt_PT
dc.subjectGhostpt_PT
dc.subjectDreampt_PT
dc.subjectSubjectivitypt_PT
dc.titleFantasma e Fantasia: operadores clínicos para a investigação psicanalítica no desenho infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Flávia de Toledo Oliveira.pdf
Size:
2.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: