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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta tese teve como objectivo verificar se o Programa de Intervenção na Deficiência
Mental é capaz de provocar alterações na capacidade cognitiva e psicossocial na
deficiência mental ligeira e moderada. Neste estudo utilizou-se o método quase
experimental. O participante é um dos utentes que foi acompanhado, avaliado e fez parte
da intervenção realizada no contexto de estágio curricular na Associação de Pais e Amigos
dos Diminuídos Mentais de Penafiel (APADIMP). Os instrumentos utilizados foram a
Matrizes Progressivas de Raven (Raven, 1983), Teste de Percepção e Diferenças CARAS
(Thurstone & Yela, 1995) para avaliar as competências cognitivas, e a escala Adaptative
Behavior Scale-School (ABS-S:2)(Lambert, Nihira & Leland, 1993) que avalia o
comportamento adaptativo. Os resultados demonstraram que aplicação do Programa de
Intervenção na Deficiência Mental (PIDM) permitiu a modificação cognitiva, não se
verificando alterações no comportamento adaptativo.
This dissertation aimed at verifying whether the intervention program in the
intellectual disability is able to set changes in the social and cognitive skills in the mild and
moderate intellectual disability. In this study it was used a nearly experimental
methodology. The participant is one of the patients that was followed closely appraised
and part of the intervention that was carried out in the curricular internship at the
Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (APADIMP). The
instruments used were the Matrizes Progressivas de Raven (Raven, 1983), Teste de
Percepção de Diferenças (CARAS) (Thurstone & Yela, 1995) to appraise the cognitive
skills and the Adaptative Behavior Scale-School (ABS-S:2)(Lambert, Nihira & Leland,
1993), that appraises the adaptative conduct. The results proved that the application of the
intervention program in the intellectual disability allowed changes in the cognitive skills
not showing significative changes in the adaptative conduct.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
