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O impacto dos riscos psicossociais na saúde mental dos professores portugueses

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorBarros, Carla
dc.contributor.authorPinto, Bárbara de Campos Pedro
dc.date.accessioned2024-03-15T14:07:53Z
dc.date.available2024-03-15T14:07:53Z
dc.date.issued2024-03-14
dc.description.abstractA ausência de mudanças e a insatisfação do sector da educação, aliadas à exigência emocional que carateriza a própria profissão, têm acompanhado os professores no desempenho das suas funções, tornando-se, atualmente, um reconhecido desafio. O objetivo do estudo centra-se na identificação e avaliação do impacto que os fatores psicossociais de risco podem trazer para a saúde mental e bem-estar dos docentes. Optou-se pela utilização de uma metodologia quantitativa, que consistiu na utilização dos instrumentos: Breve Questionário Sociodemográfico; Escala de Riscos Psicossociais e a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress – EADS-21. Participaram 106 professores, dos quais 18 são do género masculino e 88 do género feminino, com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos. Os resultados obtidos apontam para uma exposição moderada aos fatores de risco psicossociais que não gera elevados níveis de incómodo, nem apresenta estados afetivos negativos.pt_PT
dc.description.abstractThe education sector has been plagued by a lack of change and dissatisfaction, which, combined with the emotional demands of the profession, has made it a recognized challenge for teachers to perform their duties. The aim of this study is to identify and assess the impact of psychosocial risk factors on teachers' mental health and well-being. A quantitative methodology was employed, using instruments. The study employed a Brief Sociodemographic Questionnaire, the Psychosocial Risks Scale, and the Depression, Anxiety and Stress Scale - EADS-21 to collect data from 106 teachers (18 male and 88 female) aged between 24 and 65. The results indicate moderate exposure to psychosocial risk factors that do not generate high levels of discomfort or negative affective states.pt_PT
dc.identifier.tid203665465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12768
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectRiscos psicossociaispt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectSofrimentopt_PT
dc.subjectMental healthpt_PT
dc.subjectPsychosocial riskspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectSufferingpt_PT
dc.titleO impacto dos riscos psicossociais na saúde mental dos professores portuguesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

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