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Satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no serviço de urgência

dc.contributor.advisorMonteiro, Amélia José
dc.contributor.authorGonçalves, Gabriela Nogueira
dc.date.accessioned2023-08-22T11:39:36Z
dc.date.available2023-08-22T11:39:36Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagempt_PT
dc.description.abstractObjetivo: O estudo tem como objetivo geral conhecer o nível de satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagem nos Serviços de Urgência. Metodologia: Este projeto consiste numa revisão da literatura, onde foram selecionados 4 estudos, que cumpriam os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Resultados: A partir da análise realizada aos estudos selecionados foi possível retirar as seguintes conclusões: Soeiro, et al 2015, comprovou os utentes estão relativamente satisfeitos com o cuidado de enfermagem no serviço de urgência, identificando como pontos positivos os itens relativos ao ato de cuidar e os menos bons relativos às competências comunicacionais. Verificou também existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis idade e satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagem. Brito, 2015, concluiu que a avaliação relativamente aos enfermeiros, no geral, é bastante positiva, sendo a Simpatia e Disponibilidade os indicadores com melhor avaliação por parte dos utentes. Verificou, também, que o estado de saúde do utente influencia a satisfação do utente com os cuidados prestados. Levandovski, P.F. et alli, 2015, verificou que os utentes, no geral, sentem-se satisfeitos com os cuidados de enfermagem prestados, destacando-se o domínio Técnico-profissional por parte do enfermeiro, seguido dos domínios, Confiança e Educação do Paciente, com valores ligeiramente inferiores. Vizcaino, A.J. et alli, 2019, comprovou que há desvalorização da comunicação por parte do enfermeiro, assim como da transmissão de informação ao paciente e familiares. Conclusão: Dos estudos analisados podemos concluir que as competências e habilidades técnicas, assim como a execução dos procedimentos são valorizadas pelos utentes, gerando uma elevada satisfação. Contrariamente, verificamos insatisfação relativamente às competências comunicacionais e relacionamento interpessoal, assim como à transmissão de informação ao utentes e familiares relativamente ao estado de saúde do mesmo.pt_PT
dc.description.abstractObjective: The study has as general objective to know the level of satisfaction of users in relation to nursing care in the Emergency Services. Methodology: This project consists of a literature review, where 4 studies were selected, which met the predefined inclusion and exclusion criteria. Results: From the analysis performed to the selected studies it was possible to draw the following conclusions: Soeiro, et al 2015, proved the users are relatively satisfied with nursing care in the emergency department, identifying as positive points the items related to the act of caring and the least good related to communication skills. There are also statistically significant differences between the variables age and user satisfaction in relation to nursing care. Brito, 2015, concluded that the evaluation of nurses, in general, is very positive, and Sympathy and Availability are the indicators with better evaluation by users. It also verified that the user's health status influences the user's satisfaction with the care provided. Levandovski, P.F. et alli, 2015, found that users, in general, feel satisfied with the nursing care provided, highlighting the technical-professional domain by the nurse, followed by the domains, Patient Trust and Education, with slightly lower values. Vizcaino, A.J. et alli, 2019, proved that there is devaluation of communication by nurses, as well as the transmission of information to patients and family members. Conclusion: From the studies analyzed we can conclude that the skills and technical skills, as well as the execution of procedures are valued by users, generating a high satisfaction. On the contrary, we found dissatisfaction with the communication skills and interpersonal relationships, as well as the transmission of information to users and family members regarding the health status of the same.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11990
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectUtentespt_PT
dc.subjectCuidados de enfermagempt_PT
dc.subjectServiço de urgênciapt_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.subjectPatientpt_PT
dc.subjectNursing carept_PT
dc.subjectEmergency servicept_PT
dc.titleSatisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no serviço de urgênciapt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

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