Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento da narrativa em idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_25542.pdfPG_255421.45 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Diversos são os estudos que referem a linguagem oral como fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita. Se a criança tiver desenvolvido a linguagem de forma saudável terá uma maior probabilidade de se tornar uma leitora ou escritora de sucesso, ou seja, o desenvolvimento da linguagem tem um papel importante para o desempenho académico e ocupacional da pessoa. A escola, ao fornecer às crianças mitos, contos e histórias convencionais das suas culturas, trabalha a sensibilidade narrativa e incentiva a sua imaginação. Mas tal não é suficiente para o desenvolvimento da capacidade narrativa, é necessário ler, analisar e discutir para que a criança possa fazer uso das mesmas para a construção de significado. O uso de histórias é, então, fundamental para o desenvolvimento linguístico e a aquisição da leitura e escrita. O nosso projeto centrou-se na implementação de um Programa de Estimulação de Competências Pré-literárias no Desenvolvimento da Narrativa onde foram realizadas 20 sessões de contos ao longo do ano letivo 2014/2015. Para verificar as diferenças ao nível do desenvolvimento da linguagem foi usado o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL). No final do programa conseguimos detetar diferenças significativas nos scores linguísticos o grupo experimental (n=21) e o grupo controlo (n=22).
There are several studies that refers oral language as central to the learning of reading and writing. If the child has developed healthily language, she will have a greater likelihood of becoming a success reader and writer, so the development of language plays an important role in the academic and occupational performance of the person. The school, providing myths, tales and traditional stories of their cultures, works the narrative sensitivity and encourages their imagination. But this is not enough for the development of the narrative capacity, it is necessary to read, analyze and discuss so that the child can make use of it for the construction of meaning. The use of stories is, therefore, essential for language development and the acquisition of reading and writing. Our project focused on the implementation of a program of pre-literary skills and the Development of Narrative in which were held 20 sessions of short stories throughout the school year 2014/2015. To check the differences in language development was used the Linguistic Skills Identification Test (TICL). At the end of the program we could detect significant differences in linguistic scores between the experimental group (n = 21) and control group (n = 22).

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License