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Mercado de semicondutores: Identificação e sistematização das principais variáveis envolvidas

dc.contributor.authorAlarcia Hernanz, Anselmopor
dc.date.accessioned2006-08-17T15:01:38Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:43:59Z
dc.date.available2006-08-17T15:01:38Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:43:59Z
dc.date.issued2004por
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.por
dc.description.abstractEste estudo teve como objectivo a identificação e sistematização das variáveis que influenciam o comportamento do mercado de semicondutores e a construção de módulos matemáticos (simulações de comportamentos tipo) que sirvam de base para a criação de um modelo que permita modular este tipo de mercado. A motivação para a realização deste estudo surgiu da necessidade de dispor de uma ferramenta versátil e generalista que permitisse a simulação de cenários de mercado com base em certos pressupostos. O estudo foi essencialmente qualitativo-exploratório, tendo os dados sido obtidos através de entrevistas em profundidade, numa amostra por julgamento e na qual se escolheram sujeitos com experiência mínima e exposição à indústria de semicondutores de 6 anos, ocupando preferencialmente cargos de chefia de topo ou intermédia. Utilizou-se a técnica de mapeamento cognitivo para estruturar as variáveis identificadas, permitindo uma visualização gráfica que evidencia e facilita a percepção das relações entre as mesmas. De acordo com o mapa final obtido, construído com o software Decison Explorer, as variáveis identificadas foram agrupadas em seis conjuntos principais: “conjuntura económica”, “produção sem correspondência imediata no mercado”, “mercado de substituição ou upgrading ineficaz”, “lobbies e mecanismos ilícitos”, “insegurança: guerras e terrorismo” e “falta de concertação mundial”. Todas elas têm um elevado grau de interdependência entre si e vão de encontro à explicação pretendida do comportamento volátil, inconstante e cíclico deste mercado. Para a criação de um modelo com estas variáveis será necessário fazer a atribuição temporal de um (ou mais) comportamentos a cada uma delas, sendo o modelo final a resultante da sobreposição contemporânea das contribuições de cada uma das variáveis seleccionadas. Com base neste pressuposto desenvolveu-se um conjunto de quatro módulos matemáticos com o software Matlab, que dispõem de um interface com o utilizador de modo a introduzir os dados de entrada para gerar os diversos comportamentos tipo para as variáveis e, desta forma, modular o mercado.por
dc.format.extent145362 bytespor
dc.format.extent861958 bytespor
dc.format.mimetypeapplication/pdfpor
dc.format.mimetypeapplication/pdfpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/243por
dc.language.isoengpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleMercado de semicondutores: Identificação e sistematização das principais variáveis envolvidaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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