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Os hábitos de estudo em estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do 1º ano do ensino secundário
dc.contributor.advisor | Sampaio, Francisco M. | por |
dc.contributor.author | Ramalho, Joaquim Manuel Ferreira da Silva | por |
dc.date.accessioned | 2008-07-18T10:03:33Z | por |
dc.date.accessioned | 2011-10-25T15:27:02Z | |
dc.date.available | 2008-07-18T10:03:33Z | por |
dc.date.available | 2011-10-25T15:27:02Z | |
dc.date.issued | 2001 | por |
dc.description | Monografia apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de licenciado em Psicologia Social e do Trabalho | por |
dc.description.abstract | A questão dos hábitos de estudo e a sua respectiva importância no contexto escolar tem vindo a merecer, nos nossos dias, um estudo mais aprofundado da parte dos investigadores, essencialmente devido à constatação do insucesso escolar existente em alunos que tinham todas as condições para obter bons resultados escolares, mas não os têm. O presente trabalho monográfico funda-se nessa problemática, tendo em linha de conta todos os aspectos que podem estar associados a esses mesmos hábitos de estudo e à sua respectiva promoção, quer esta aconteça em contexto escolar ou fora deste. Neste trabalho pretende-se analisar a aprendizagem e o ensino em contexto escolar e a forma como os alunos encaram as diversas situações de estudo e qual a importância que lhe atribuem, tais como, a organização do tempo, a motivação para o estudo, os distractores de estudo, os apontamentos nas aulas, a optimização da leitura e a preparação de testes. O instrumento utilizado para proceder à análise dos diferentes factores de estudo foi um Questionário de hábitos de estudo. A aplicação e monitorização deste questionário foi realizada na Escola Secundária do Padrão da Légua, em Matosinhos, a uma população de 493 indivíduos divididos entre o 3º ciclo do ensino básico e o primeiro ano do ensino secundário, ou seja, 7º, o 8º, o 9º e o 10º ano de escolaridade. Os resultados obtidos com esta população mostram que os alunos, em termos gerais, à medida que vão tendo mais idade, ou vão evoluindo em termos de escolaridade, vão passando a obter piores resultados globais ao nível das diferentes sub-escalas dos hábitos de estudo. Mostram também, os resultados, que os indivíduos do sexo feminino possuem melhores resultados em relação aos do sexo masculino. Dos resultados conclui-se ainda que os alunos que transitam de ano são os que possuem melhores resultados globais no questionário, em comparação com os que reprovam. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/569 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | [s.n.] | por |
dc.title | Os hábitos de estudo em estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do 1º ano do ensino secundário | por |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bachelorThesis | por |