Repository logo
 
Publication

Inclusão de considerações de natureza ética no discurso publicitário: o caso da campanha Vodafone “#PartilhaOQueEstásASentir”

dc.contributor.advisorTuna, Sandra
dc.contributor.authorPereira, Bruna Andreia Silva
dc.date.accessioned2024-05-17T14:01:03Z
dc.date.available2024-05-17T14:01:03Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.description.abstractEste trabalho inicia-se com o enquadramento teórico que aborda o papel da publicidade no âmbito das campanhas publicitárias, concentrando-se particularmente na publicidade comercial, uma vez que este tipo de publicidade levanta preocupações éticas, devido às frequentes acusações de posturas eticamente questionáveis por parte de algumas empresas. Além disso, estuda-se o papel da publicidade online mediante as estratégias publicitárias desenvolvidas nos websites e nas redes sociais, bem como a forma como a publicidade online se adapta na publicidade institucional/corporativa. De seguida, explora-se o papel do storytelling na publicidade online, quanto ao desencadeamento da narrativa que determina o interesse do público-alvo. A segunda parte do estudo, concentra-se numa análise detalhada do anúncio “Partilha o que estás a sentir”, que atenta ao storytelling, consoante os elementos de análise que se relacionam com o tema natalício do anúncio. Na sequência, analisa-se a música quanto ao seu papel, juntamente com a mensagem visual e o produto tecnológico apresentado no anúncio, que desempenha um papel central na construção da narrativa. Por fim, explora-se o impacto que o anúncio proporcionou aos consumidores, e discute-se os desenvolvimentos seguintes após o seu lançamento.pt_PT
dc.description.abstractThis work begins with a theoretical framework that addresses the role of advertising in the context of advertising campaigns, focusing particularly on commercial advertising, since this type of advertising raises ethical concerns due to the frequent accusations of ethically questionable stances on the part of some companies. In addition, the role of online advertising is studied through the advertising strategies developed on websites and social networks, as well as how online advertising adapts to institutional/corporate advertising. Next, the role of storytelling in online advertising is explored, in terms of triggering the narrative that determines the interest of the target audience. The second part of the study focuses on a detailed analysis of the "Share what you're feeling" ad, which looks at storytelling, depending on the elements of analysis that relate to the Christmas theme of the ad. Next, music is analysed in terms of its role, along with the visual message and the technological product featured in the ad, which plays a central role in constructing the narrative. Finally, the impact the ad had on consumers is explored, and subsequent developments after its launch are discussed.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13044
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectPublicidade institucional/corporativapt_PT
dc.subjectStorytellingpt_PT
dc.subjectPublicidade onlinept_PT
dc.subjectAdvertisingpt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectInstitutional/corporate advertisingpt_PT
dc.subjectStorytellingpt_PT
dc.subjectOnline advertisingpt_PT
dc.titleInclusão de considerações de natureza ética no discurso publicitário: o caso da campanha Vodafone “#PartilhaOQueEstásASentir”pt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_41247.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
41247