Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
474.45 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste estudo, realizado com 95 indivíduos, sem defeito cognitivo, e com idades
compreendidas entre os 60 e 74 anos de idade, pretendeu-se averiguar, a existência de
diferenças estatisticamente significativas na memória de trabalho espácio-visual, em
função das variáveis: idade, sexo, escolaridade e percepção de saúde mental. Constituiu
também objectivo do estudo, averiguar, através da análise factorial, a existência de dois
factores que demonstrem uma dissociação dos recursos cognitivos utilizados ao nível da
memória de trabalho espácio-visual e verbal, e de acordo com o modelo multicomponencial
da memória de trabalho de Baddeley e Hitch.
O material usado para operacionalizar a memória de trabalho verbal e espácio-visual
foram o Teste de Memória de Dígitos e o Teste de Corsi, respectivamente, ambos
amplamente utilizados para avaliar a memória de trabalho, segundo o modelo de
Baddeley e Hitch (Baddeley, 2003; Beblo, Macek, Brinkers, Hartje & Klaver, 2004;
Hester, Kinsella & Ong, 2004; Nys, Van Zandvoort, Van Der Word, Kappell & Haan,
2006; Rosenthal, Riccio, Gsanger & Jarratt, 2006; Yuan, Steedle, Shavelson, Alonzo &
Oppezzo, 2006).
Os resultados obtidos, demonstraram uma diferenciação do desempenho total no Teste
de Corsi em função da idade, sexo, e parcialmente na variável escolaridade. Também
foi possível confirmar que, numa amostra de indivíduos mais velhos e saudáveis, e
segundo uma abordagem psicométrica, é possível obter-se um modelo de dois factores
que dissociam o factor memória de trabalho espácio-visual do factor memória de
trabalho verbal.
In this study, accomplished with 95 individuals without cognitive defect and with ages
between 60 to 74 years old, was intended to analyze the existence of statistical
significant differences in the visuospatial working memory, in function of: age, sex,
education and mental health perception. It also constituted an objective of the study;
analyze, through the factorial analysis, the existence of two factors that demonstrate a
dissociation of the cognitive resources used in visuospatial and verbal working memory,
according with the multi-component model of working memory of Baddeley and Hitch.
The tests used to evaluate the verbal working memory and visuospatial working
memory were the Digit Span and the Corsi block tapping test, respectively, both
thoroughly used to evaluate the working memory concept, according to the model of
Baddeley and Hitch (Baddeley, 2003; Beblo, Macek, Brinkers, Hartje & Klaver, 2004;
Hester, Kinsella & Ong, 2004; Nys, Van Zandvoort, Van Der Word, Kappell & Haan,
2006; Rosenthal, Riccio, Gsanger & Jarratt, 2006; Yuan, Steedle, Shavelson, Alonzo &
Oppezzo, 2006).
The obtained results, demonstrated a differentiation of the total span in the Corsi block
tapping test in function of the age, sex, and partially in the education. It was also
possible to confirm that, in a sample of older and healthy individuals, and according to
the psychometric approach, it is possible to obtain a model of two factors that dissociate
the factor visuospatial working memory of the factor verbal working memory.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
Keywords
Memória de trabalho espácio-visual e verbal Envelhecimento normal Desempenho cognitivo Sexo Idade Escolaridade Visuospatial and verbal working memory Normal aging Cognitive performance Sex Age Education