Repository logo
 
Publication

Relação entre as competências comunicativas de crianças com PEA e qualidade de vida dos seus cuidadores

dc.contributor.advisorAlegria, Rita
dc.contributor.authorCunha, Diana Margarida Bessa de Sousa
dc.date.accessioned2023-10-03T15:42:35Z
dc.date.available2023-10-03T15:42:35Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Falapt_PT
dc.description.abstractO presente estudo, teve como objetivo identificar a relação entre as competências comunicativas das crianças com PEA e qualidade de vida dos seus cuidadores. Este projecto contou com uma amostra de 33 inquiridos os quais responderam a um questionário sociodemográfico, a uma Cheklist da Comunicação da Criança – versão portuguesa (CCC-P) e a um questionário de qualidade de vida WHOQOL-Bref. Após a elaboração deste estudo pode verificar-se que os coeficientes de correlação entre as pontuações obtidas nos diferentes domínios de CCC e WHOQOL foram positivas à exceção das relações sociais que apresentaram valores negativos, ou seja, quanto maior as dificuldades nas “relações sociais” menor o nível da qualidade de vida. Assim, podemos concluir, sob o ponto de vista dos cuidadores, sobre o impacto que esta perturbação acarreta ao nível da QV destes indivíduos.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aimed to identify the relationship between the communicative skills of children with PEA and their caregivers' quality of life. This project had a sample of 33 respondents who answered a sociodemographic questionnaire, a Child Communication Cheklist - Portuguese version (CCC-P) and a WHOQOL-Bref quality of life questionnaire. After the elaboration of this study it can be verified that the correlation coefficients between the scores obtained in the different domains of CCC and WHOQOL were positive, except for the social relations that presented negative values, that is, the greater the difficulties in the "social relations" lesser the level of quality of life. Therefore, we can conclude, from the caregivers point of view, on the impact that this disorder has on the QOL level of these individuals.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12129
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectCuidadorespt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectCompetências comunicativaspt_PT
dc.subjectAutismpt_PT
dc.subjectQuality of lifept_PT
dc.subjectCaregiverspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectCommunicative skillpt_PT
dc.titleRelação entre as competências comunicativas de crianças com PEA e qualidade de vida dos seus cuidadorespt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PG_18833.pdf
Size:
503.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
18833
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: