Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

“Kendrick Lamar Super Bowl 2025”: uma análise semiótica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_2022113095.pdfProjeto de graduação_20221130951.66 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este projeto de graduação investiga a performance de Kendrick Lamar no Halftime Show do Super Bowl 2025 como um complexo ato de comunicação. Através de uma análise semiótica, o trabalho procura responder à seguinte questão: Como a linguagem visual, sonora e corporal na performance de Kendrick Lamar no Super Bowl 2025 articula sentidos sobre raça, poder e identidade? Partindo de um arcabouço teórico que integra a semiótica de Peirce e Barthes, os Estudos da Performance de Schechner e Taylor, e a Teoria Racial Crítica de Fanon e hooks, este estudo analisa a performance como um texto multifacetado. A metodologia consiste numa análise qualitativa dos signos visuais, sonoros e corporais presentes na transmissão do evento. A hipótese central é que Lamar utiliza estrategicamente a plataforma do Super Bowl — o auge da "sociedade do espetáculo" (Debord, 1995) — para subverter as suas lógicas de consumo, inscrevendo um ato de memória, resistência e afirmação da identidade negra no coração da cultura de massas americana. O trabalho visa contribuir para os estudos de média, performance e relações raciais, demonstrando como um evento mediático pode ser transformado num palco para discursos contra-hegemónicos.
This undergraduate project investigates Kendrick Lamar's performance at the 2025 Super Bowl Halftime Show as a complex act of communication. Through semiotic analysis, the work seeks to answer the following question: How do the visual, sonic, and bodily language in Kendrick Lamar's performance at the 2025 Super Bowl articulate meanings of race, power, and identity? Drawing on a theoretical framework that integrates Peirce's and Barthes' semiotics, Schechner and Taylor's Performance Studies, and Fanon and hooks' Critical Race Theory, this study analyzes the performance as a multifaceted text. The methodology consists of a qualitative analysis of the visual, sonic, and bodily signs present in the broadcast of the event. The central hypothesis is that Lamar strategically uses the platform of the Super Bowl—the pinnacle of the "society of the spectacle" (Debord, 1995)—to subvert its consumer logics, inscribing an act of memory, resistance, and affirmation of Black identity at the heart of American mass culture. This work aims to contribute to studies of media, performance, and race relations by demonstrating how a media event can be transformed into a stage for counter-hegemonic discourses.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicação.

Keywords

Kendrick Lamar Super Bowl Semiótica Estudos da performance Identidade negra Espetáculo mediático Semiotics Performance studies Black identity Media spectacle

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License