Repository logo
 
Publication

Avaliação da evolução de competências transversais e técnicas, num percurso de formação profissional: experiência piloto

dc.contributor.authorPinto, Helder
dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges
dc.contributor.authorTrigo, Miguel
dc.date.accessioned2022-06-08T08:32:00Z
dc.date.available2022-06-08T08:32:00Z
dc.date.issued2022-05
dc.description.abstractAo longo de um percurso de formação profissional é esperado que os participantes adquiram novas competências técnicas, mas será que as competências transversais são desenvolvidas em paralelo? O objetivo deste relatório é documentar e analisar a aplicação de questionários como experiência piloto, realizados no âmbito do estudo que tem como objetivo medir a evolução das competências de um grupo de participantes de um percurso formativo e avaliar se as competências transversais evoluem proporcionalmente com as competências técnicas. Assim, será possível avaliar e validar os questionários usados para recolha de dados desta investigação realizada no contexto do doutoramento em Ciências de Informação – Sistemas, Tecnologias e Gestão de Informação. Os questionários em análise têm como objetivo avaliar o perfil de competências dos participantes em cursos de formação profissional de Especialização Tecnológica da área 481 – Ciências Informáticas e enquadram-se na primeira de três fases de recolha de dados que acontecem em momentos chave: inicial, intermédio e final. Nesta experiência piloto, são aplicados dois tipos de questionários: 1) teste técnico, organizado com 20 questões fechadas de múltipla escolha e que abordam aspetos gerais e introdutórios de temas relacionados com aspetos da área 481; e 2) dinâmicas de grupo, cuja avaliação é feita por observação direta mediante interação dos participantes relativamente a um problema apresentado, sendo que os parâmetros de aferição são estabelecidos recorrendo a dados atuais de competências que empresas da mesma área procuram nom momento de contratação de novos colaboradores. Este relatório mostra análise gráfica dos dados recolhidos, assim como considerações e pontos de melhoria apontados para revisão dos instrumentos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10988
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisher*TRS - Tecnologia, Redes e Sociedadept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências transversaispt_PT
dc.subjectCompetências técnicaspt_PT
dc.subjectAvaliação de competênciaspt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.titleAvaliação da evolução de competências transversais e técnicas, num percurso de formação profissional: experiência pilotopt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Fernando Pessoapt_PT
oaire.citation.titleRelatórios Internos TRSpt_PT
person.familyNameManuel Borges Gouveia
person.givenNameLuis
person.identifierxF1eGXcAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id6B1C-3509-9FA5
person.identifier.orcid0000-0002-2079-3234
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RI_TRS02_2022.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format