Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Inclusão: reflexão sobre as atitudes e as práticas docentes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Ana Cristina Neves Marques Cardoso.pdf1.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A escola atual tem como objetivo principal responder às Necessidades Educativas de uma população escolar cada vez mais heterogénea e contribuir para a construção de uma Escola Inclusiva, onde o modelo de atendimento seja o mais adequado a cada um. Neste contexto, o professor é, sem sombra de dúvidas, um elemento chave de todo o processo, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia inclusiva. O presente estudo analisa o tipo de atitudes e práticas dos professores do 2º e 3º ciclo e de Educação Especial, de duas escolas públicas do ensino regular, de um agrupamento de escolas do distrito da Guarda, face à inclusão de crianças com NEE resultantes de deficiência mental, na sala de aula. No presente estudo, foram inquiridos 37 professores, os quais foram submetidos a um inquérito por questionário, com uma série de itens, cujas respostas foram posteriormente analisadas. Este projeto nasceu do desejo de alcançar uma maior capacidade de intervenção no ensino e nas aprendizagens dos alunos. Uma das maiores apostas da escola de hoje consiste em criar condições para que a generalidade dos alunos consiga ter sucesso na aprendizagem, independentemente das suas diferenças físicas, culturais, sociais, cognitivas ou outras (Ainscow, 1997). Pretende-se, deste modo, responder à questão: Qual a perceção, atitudes e práticas dos professores de duas escolas dos 2º e 3º ciclos e de Educação Especial, de um Agrupamento do distrito da Guarda, face à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, portadoras de Deficiência Mental, na sala de aula? Tendo em mente que a escola inclusiva é um lugar onde todas as crianças e jovens aprendem juntos, com as mesmas oportunidades, procura-se com este estudo, compreender qual o entendimento dos professores do Ensino Básico, no que diz respeito à inclusão das crianças/jovens com NEE nas turmas do ensino regular. O objetivo final desta investigação assenta no paradigma da inclusão, tentando apreender qual o modelo de atendimento mais privilegiado pelos professores, e deduzir se as crianças com NEE, resultantes de deficiência mental, estão a ser incluídas, ou não, no sistema comum deste nível de ensino, através do cruzamento das variáveis com as hipóteses definidas na metodologia de investigação. Utilizámos o método quantitativo e análise de conteúdo, em que os resultados são apresentados de forma descritiva. Foi utilizado, como método de recolha de dados, o inquérito por questionário. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos inferir que os docentes aceitam a inclusão das crianças com NEE/DM, no entanto, esta aceitação não é consensual em todas as áreas indispensáveis a uma inclusão de sucesso.
The current school main objective is to respond to educational needs of a student population increasingly heterogeneous and contribute to building an Inclusive School, where the model of care can be best suited to each one. In this context, the teacher is undoubtedly a key element of the whole process, on which fall increased responsibilities in the implementation of inclusive philosophy. This study examines the kind of teachers’ and Special Education teachers’ attitudes and practices in the 2nd and 3rd school cycles, concerning two public schools of regular education, included in a group of schools located in the district of Guarda, related to the classroom inclusion of children with Special Educational Needs bearing Mental Disabilities. In this study, respondents were 37 teachers, who were subjected to a questionnaire survey, including a number of items, whose responses were further analyzed. This project occurred from the desire to achieve greater intervention capacity in teaching and in student learning. One of the biggest bets of actual school is to create conditions for the majority of students can succeed in learning, regardless of their physical, cultural, social, cognitive or other differences (Ainscow , 1997). It is intended, therefore, to answer the question: what is the teachers’ perception, attitudes and practices either those of Special Education, teaching two grouping schools in the 2nd and 3rd cycles in the district of Guarda, relating the classroom inclusion of children with Special Educational Needs, bearing Mental Disability? Considering that the inclusive school is a place where all children and young people learn together with the same opportunities, we search through this study to conclude what is Basic Education teachers’ understanding, in regard to the inclusion of children/young people with SEN in regular classes. The ultimate goal of this research is based on the paradigm of inclusion, trying to grasp what is the teachers’ most privileged model of care, and deduce whether children with SEN, resulting from Mental Disabilities, are to be included or not in the common system level teaching, through the intersection of the variables with the assumptions defined in research methodology. We used the quantitative method and content analysis, in which the results are presented descriptively. It was used the questionnaire survey as a method of data collection. The analysis of collected data allowed us to infer that teachers accept the inclusion of children with SEN/DM; however, this acceptance is not consensual in all areas, which are essential to a successful inclusion.

Description

Keywords

Inclusão Necessidades educativas especiais Deficiência mental Atitudes Práticas docentes Inclusion Special educational needs Mental disability Attitudes Teachers’ practices

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License