Repository logo
 
Publication

O impacto da inteligĂȘncia artificial no marketing e publicidade: estudo de caso das campanhas realizadas a partir de inteligĂȘncia artificial do McDonald`s e do Burger King

dc.contributor.advisorTuna, Sandra
dc.contributor.authorFarelo, Lara de Avila
dc.date.accessioned2024-05-17T14:06:51Z
dc.date.available2024-05-17T14:06:51Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado Ă  Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em CiĂȘncias da Comunicaçãopt_PT
dc.description.abstractEste Projeto de Graduação aborda como a InteligĂȘncia Artificial surgiu e o seu desenvolvimento, e o impacto que a mesma pode ter na Publicidade e no Marketing. Que apesar de ter boas contribuiçÔes, hĂĄ um lado negativo. Para esta pesquisa foram utilizados alguns autores que atuam em diferentes temas, como Russell e Norving (Russell, Norving, 2009), para descrever o surgimento da InteligĂȘncia Artificial e seus passos ao longo do tempo, Jenkins (Jenkins, 2000), para abordar a publicidade, e outros estudiosos para relacionar os tema Publicidade e Marketing e InteligĂȘncia Artificial. Para ir de encontro aos objetivos, este estudo começa por analisar como a publicidade se desenvolveu ao longo dos anos, de acordo com Jenkins (Jenkins, 2000) se observa o desenvolvimento ao longo do tempo. Mostra tambĂ©m como alguns estudos se aplicam o tema InteligĂȘncia Artificial no Marketing e Publicidade, e como este pode ser dividido em publicidades planejadas, como utilização de dados ou pesquisas de campo com InteligĂȘncia Artificial por exemplo, e com utilização de InteligĂȘncia Artificial na sua criação, e feitas a base da InteligĂȘncia Artificial, como com programas especializados. Para a anĂĄlise de caso foram analisadas campanhas que foram realizadas com e a partir da InteligĂȘncia Artificial: alĂ©m do estudo de caso da marca McDonald's, Burger King e Subway, onde tratam de posters espalhados pelas cidades em que apresentam perguntas Ă  uma plataforma de InteligĂȘncia Artificial, o ChatGPT, a partir das quais desenvolvem uma campanha que enaltece as melhores caracterĂ­sticas das marcas.pt_PT
dc.description.abstractThis Graduation Project addresses how Artificial Intelligence emerged and its development, and the impact it can have on Advertising and Marketing. That despite having good contributions, there is a downside. For this research, some authors who work on different topics were used, such as Russell and Norving (Russell, Norving, 2009), to describe the emergence of Artificial Intelligence and its steps over time, Jenkins (Jenkins, 2000), to address advertising, and other scholars to relate the themes of Advertising and Marketing and Artificial Intelligence. To meet the objectives, this study begins by analyzing how advertising has developed over the years, according to Jenkin (Jenkins, 2000) if it observes the development over time. It also shows how some studies apply the theme of Artificial Intelligence in Marketing and Advertising, and how it can be divided into planned advertising, such as the use of data or field research with Artificial Intelligence, for example, and with the use of Artificial Intelligence. For the case analysis, campaigns that were carried out with and from Artificial Intelligence were analyzed: in addition to the case study of the McDonald's, Burger King and Subway brands, where they deal with posters spread throughout the cities in which they present questions to an Artificial Intelligence platform, ChatGPT, from which they develop a campaign that praises the best characteristics of the brands.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13045
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectInteligĂȘncia artificialpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectCampanhaspt_PT
dc.subjectFuturopt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectAdvertisingpt_PT
dc.subjectCampaignspt_PT
dc.subjectFuturept_PT
dc.titleO impacto da inteligĂȘncia artificial no marketing e publicidade: estudo de caso das campanhas realizadas a partir de inteligĂȘncia artificial do McDonald`s e do Burger Kingpt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PG_41261.pdf
Size:
20.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
41261
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: