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Qualidade dos conteúdos de sítios web de escolas do ensino básico e secundário português

dc.contributor.advisorRocha, Álvaro
dc.contributor.authorSalvado, Paula Cristina de Araújo Martins
dc.date.accessioned2013-06-17T16:32:18Z
dc.date.available2013-06-17T16:32:18Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como partes dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática, ramo de Computação Móvelpor
dc.description.abstractA Internet é uma grande fonte de informação pela sua interatividade, facilidade e baixo custo de acesso, no entanto, os conteúdos disponibilizados podem não ser confiáveis e comprometer as tomadas de decisão. A possibilidade de qualquer pessoa publicar informação na Internet sem qualquer controlo é um dos fatores principais para a falta da qualidade dos conteúdos disponibilizados (Silva & Castro, 2008). Este trabalho advoga uma estrutura global para a qualidade de sítios Web, que se baseia em três dimensões principais (conteúdos, serviços e técnica), propostas por Rocha (2012). A dimensão qualidade dos conteúdos foi a que obteve mais relevo neste trabalho, pelo facto de até à data existirem poucos trabalhos publicados nesta área e por ser um fator crucial nas tomadas de decisão e na realização de tarefas do quotidiano. Além de uma revisão bibliográfica sobre a qualidade de sítios Web e qualidade dos conteúdos de sítios Web, pretendeu-se investigar a perspetiva dos utilizadores em relação à qualidade dos conteúdos de sítios Web do ensino básico e secundário português. Foi averiguado se os conteúdos disponíveis nos sítios Web das escolas apresentavam qualidade segundo um conjunto de 33 atributos definidos na abordagem de Caro et al. (2008). Consequentemente, aplicou-se um questionário a 96 professores do ensino básico e secundário português, obtendo-se uma taxa de resposta de 68,8%. Recorreu-se à ferramenta SurveyMonkey para criar o questionário e ao Microsoft Excel para o tratamento dos dados recolhidos, aos quais se efetuou uma análise descritiva. Concluiu-se que a maioria absoluta dos respondentes concordou que 23 dos atributos (atratividade, acessibilidade, atualidade, aplicabilidade, adequabilidade, plenitude, credibilidade, disponibilidade, compreensibilidade, especialização, reputação, precisão, fácil utilização, flexibilidade, interpretabilidade, objetividade, oportunidade, organização, relevância, representação consistente, confiança, tempo de resposta e valor adicional) estavam disponíveis no sítio Web da sua escola e por maioria relativa 5 dos atributos (duplicabilidade, expiração, inovação, representação concisa e rastreabilidade).por
dc.description.abstractThe Internet is a great source of information by its interactivity, ease and low cost of access, however, the content available may not be reliable and may compromise decision making. The possibility of anyone publishing information on the Internet without any control is one of the major factors for the lack of quality in the content available (Silva & Castro, 2008). This paper advocates a structure for a global quality evolution of awebsite, which is based on three main dimensions (content, services and technical), proposed by Rocha (2012). The dimension content quality was the main focus in this work because to date there are few published studies in this area and also because it is a crucial factor in decision making and carrying out everyday tasks. In addition to a literature review on quality of Websites and content quality of Websites, it was sought to investigate the users' perspective on the content quality of Websites of primary and secondary Portuguese school. It was examined whether the content available on the Websites of the schools present quality according to a set of 33 attributes defined in the approach of Caro et al. (2008). Consequently, a questionnaire was applied to 96 teachers in primary and secondary Portuguese school, yielding a response rate of 68.8%. The SurveyMonkey tool was used to create the questionnaire and the Microsoft Excel tool was used to process the data collected. A descriptive analysis was applied to these data. It was concluded that the absolute majority of the respondents agreed that 23 of the attributes (attractiveness, accessibility, currency, applicability, amount of data, completeness, believability, availability, understandability, specialization, reputation, accuracy, ease of operation, flexibility, interpretability, objectivity, timeliness, organization, relevancy, consistent representation, reliability, response time and value added) were available on the Website of their schools and a relative majority on the 5 attributes (duplicates, expiration, novelty, concise representation and traceability).por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/3839
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.subjectSítios webpor
dc.subjectQualidade de sítios webpor
dc.subjectQualidade de conteúdospor
dc.subjectPerspetiva dos utilizadorespor
dc.subjectWebsitespor
dc.subjectQuality of websitespor
dc.subjectData qualitypor
dc.subjectUsers’ perspectivepor
dc.titleQualidade dos conteúdos de sítios web de escolas do ensino básico e secundário portuguêspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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