Repository logo
 
Publication

M-learning como modalidade utilizada na formação de professores da educação básica: um estudo de caso sobre o processo de formação docente dos colégios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRurato, Paulo
dc.contributor.advisorReis, Pedro
dc.contributor.authorNagata, Andréia Cristina
dc.date.accessioned2024-08-05T11:59:04Z
dc.date.available2024-08-05T11:59:04Z
dc.date.issued2024-05-22
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo a reflexão crítica sobre a modalidade de ensino-aprendizagem, m-learning, complementada com um estudo de caso. Considerando o contexto digital presente tanto na vida pessoal como na vida profissional do professor, fundamentar um programa utilizando recursos digitais ancorado nas competências digitais para utilização de recursos tecnológicos dinamizados em sala de aula, seria o objetivo principal dessa tese em doutoramento em Ciência da Informação, da Universidade Fernando Pessoa, localizada em Porto, Portugal. A aprendizagem móvel possibilita o acesso aos conteúdos propostos no programa de formação continuada docente que, por meio do celular, o professor tem condições de estudar nos mais diversos locais, seja no transporte, em casa ou mesmo quando se desloca de um local para outro. A facilidade em se conectar com os conteúdos foi considerado um fator positivo numa era onde o tempo das pessoas é muito concorrido. A pesquisa se pautará na literatura sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, Aprendizagem Móvel, Competências Digitais, e Formação Docente. A investigação utiliza o estudo de caso como método de pesquisa que será realizada nos cinco colégios de Educação Básica do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. São objetivos específicos da pesquisa: fundamentar a utilização de recursos tecnológicos pelos professores da Educação Básica ancorada nas competências digitais adquiridas por meio da formação docente realizada através da aprendizagem móvel, m-learning; investigar a probabilidade de realizar a formação docente nos cinco colégios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional utilizando o m-learnig como modalidade de acesso aos conteúdos trabalhados durante a formação; analisar e identificar vantagens e desvantagens da realização de cursos de formação de professores com a utilização de ferramentas e dispositivos digitais como meio de acesso. Foi identificado durante a pesquisa a necessidade de um programa de formação docente com a finalidade de desenvolver competências digitais para que o professor possa trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. O estudo apresenta como contributo uma proposta de formação de professores por meios tecnológicos facilitando assim, o acesso aos conteúdos formativos, via móbile, sem a necessidade de o professor se deslocar para uma sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to critically reflect on the teaching-learning modality, m-learning, complemented with a case study. Considering the digital context present in both teachers’ personal and professional lives, to establish a programme using digital resources anchored in digital competencies for the use of dynamic technological resources in the classroom, it is the main objective of this thesis in PhD in Information Science, at Fernando Pessoa University, located in Porto, Portugal. The Mobile learning enables access to the content proposed in the continuing teacher education programme, which, through the mobile phone, the teacher is able to study in the most diverse locations, whether in transport, at home or even when moving from one place to another. The facility in connecting with the contents was considered a positive factor in an era where people’s time is very demanding. The research will be based on the literature on Information and Communication Technology, Mobile Learning, Digital Skills, and Teacher Education. The research uses the case study as a research method that will be carried out in the five elementary schools at Cruzeiro do Sul Educational Group. The specific objectives of this study are: to establish the use of technological resource by Basic Education teachers anchored in digital skills acquired through teacher training carried out through the mobile learning; to investigate the probability of carrying out a teacher training in the five schools of the Cruzeiro do Sul Education Group using the m-learning as a method of accessing the content covered during the training course and to analyse and identify the advantages and disadvantages of conduction te of acess.acher training courses using digital tools and devices as a means of acess. It was identified during the research the need for a teacher training programme with the purpose of developing digital competencies so that the teacher can work with information and communication technologies in the classroom. This study presents as a contribution a proposal for teacher training through technological means, thus facilitating the access to training contents, via mobile, without the need of going in person to a classroom.pt_PT
dc.description.abstractCette étude vise à mener une réflexion critique sur la modalité d'enseignement-apprentissage, le m-learning, complétée par une étude de cas. Compte tenu du contexte numérique présent dans la vie personnelle et professionnelle de l'enseignant, justifier un programme à l'aide de ressources ancrées numériques dans les compétences numériques pour l'utilisation de ressources technologiques dynamiques en classe serait l'objectif principal de cette thèse de doctorat en sciences de l'information, à l'Université Fernando Pessoa, située à Porto, au Portugal. L'apprentissage mobile permet d'accéder aux contenus proposés dans le cadre du programme de formation continue des enseignants – ceux-ci ayant, grâce à leurs téléphones portables, des conditions d’étudier dans les endroits les plus divers, que ce soit dans les transports, à la maison ou même en déplacement. La facilité de connexion avec les contenus a été considérée comme un facteur positif à une époque où le temps des personnes est très chargé. La recherche s'appuiera sur la littérature relative aux technologies de l'information et de la communication, à l'apprentissage mobile, aux compétences numériques et à la formation des enseignants. Cette investigation utilise l'étude de cas comme méthode de recherche et sera menée dans les cinq écoles élémentaires du groupe éducatif Cruzeiro do Sul. Les objectifs spécifiques de la recherche sont les suivants: justifier l'utilisation de ressources technologiques par les enseignants de l'école élémentaire ancrée dans les compétences numériques acquises grâce à la formation des enseignants réalisée par le biais de l'apprentissage mobile, le m-learning; étudier la probabilité de réaliser la formation des enseignants dans les cinq écoles du groupe éducatif Cruzeiro do Sul en utilisant le m-learning comme modalité d'accès aux contenus travaillés pendant la formation; analyser et identifier les avantages et les inconvénients de l'organisation de cours de formation d’enseignants en utilisant des outils et des dispositifs numériques comme moyen d'accès. La recherche a mis en évidence la nécessité d'un programme de formation d’enseignants visant à développer les compétences numériques pour que l'enseignant puisse travailler avec les technologies de l'information et de la communication dans la salle de classe. Comme contribution, l'étude présente une proposition de formation d’enseignants par des moyens technologiques, facilitant ainsi l'accès aux contenus, via technologie mobile, sans que l'enseignant n'ait besoin de se rendre dans une salle de classe.pt_PT
dc.identifier.tid101792549pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13144
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem móvelpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectLiteracia digitalpt_PT
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectMobile learningpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectDigital competenciespt_PT
dc.subjectDigital literacypt_PT
dc.subjectInformation and communication technologypt_PT
dc.subjectApprendissage mobilept_PT
dc.subjectFormation d’enseignantspt_PT
dc.subjectCompétences numériquespt_PT
dc.subjectAlphabétisation numériquept_PT
dc.subjectTechnologies de l’information et de la communicationpt_PT
dc.titleM-learning como modalidade utilizada na formação de professores da educação básica: um estudo de caso sobre o processo de formação docente dos colégios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacionalpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_37853.pdf
Size:
4.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
37853
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: