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- M-learning como modalidade utilizada na formação de professores da educação básica: um estudo de caso sobre o processo de formação docente dos colégios do Grupo Cruzeiro do Sul EducacionalPublication . Nagata, Andréia Cristina; Rurato, Paulo; Reis, PedroEste estudo tem como objetivo a reflexão crítica sobre a modalidade de ensino-aprendizagem, m-learning, complementada com um estudo de caso. Considerando o contexto digital presente tanto na vida pessoal como na vida profissional do professor, fundamentar um programa utilizando recursos digitais ancorado nas competências digitais para utilização de recursos tecnológicos dinamizados em sala de aula, seria o objetivo principal dessa tese em doutoramento em Ciência da Informação, da Universidade Fernando Pessoa, localizada em Porto, Portugal. A aprendizagem móvel possibilita o acesso aos conteúdos propostos no programa de formação continuada docente que, por meio do celular, o professor tem condições de estudar nos mais diversos locais, seja no transporte, em casa ou mesmo quando se desloca de um local para outro. A facilidade em se conectar com os conteúdos foi considerado um fator positivo numa era onde o tempo das pessoas é muito concorrido. A pesquisa se pautará na literatura sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, Aprendizagem Móvel, Competências Digitais, e Formação Docente. A investigação utiliza o estudo de caso como método de pesquisa que será realizada nos cinco colégios de Educação Básica do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. São objetivos específicos da pesquisa: fundamentar a utilização de recursos tecnológicos pelos professores da Educação Básica ancorada nas competências digitais adquiridas por meio da formação docente realizada através da aprendizagem móvel, m-learning; investigar a probabilidade de realizar a formação docente nos cinco colégios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional utilizando o m-learnig como modalidade de acesso aos conteúdos trabalhados durante a formação; analisar e identificar vantagens e desvantagens da realização de cursos de formação de professores com a utilização de ferramentas e dispositivos digitais como meio de acesso. Foi identificado durante a pesquisa a necessidade de um programa de formação docente com a finalidade de desenvolver competências digitais para que o professor possa trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. O estudo apresenta como contributo uma proposta de formação de professores por meios tecnológicos facilitando assim, o acesso aos conteúdos formativos, via móbile, sem a necessidade de o professor se deslocar para uma sala de aula.