Repository logo
 
Publication

Conscientização do movimento e aproximação: estudo de caso realizado com professores do 3º ciclo em escola particular de Campos dos Goytacazes – RJ/ Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Ana Paula Antunes
dc.contributor.authorVasconcellos, Raphaela Carvalho Neto de
dc.date.accessioned2018-08-03T16:26:53Z
dc.date.available2018-08-03T16:26:53Z
dc.date.issued2018-07-25
dc.description.abstractA importância da valorização do corpo para a aprendizagem tem sido alvo de vários estudos. Considerou-se pertinente analisar se a conscientização do movimento poderia ser instrumento de auxílio à aprendizagem de adultos, promovendo a reflexão da prática didática, gerando mudança de comportamento, maior aproximação entre professor e aluno facilitando, assim, a interação entre docente e discente. Tendo em conta que, nos dias de hoje, se defendem competências como criatividade, capacidade de comunicação, colaboração e pensamento crítico, acredita-se que este trabalho foi relevante na procura de caminhos que facilitem o desenvolvimento das mesmas. Como o movimento é algo natural a todo ser humano, a conscientização e domínio do mesmo pode funcionar como forma de reflexão e modificação dos estados emocionais, bem como de adoção de padrões de ação mais saudáveis e eficientes. De acordo com a problemática e os objetivos definidos, adotou-se um estudo de caso de caráter qualitativo, com recurso de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um programa com os docentes em horário especial, cujo objetivo era perceber os efeitos da prática das aulas de dança contemporânea. Dos resultados obtidos verifica-se que a aproximação entre professor e aluno é muito importante para o processo de ensino – aprendizagem, que o movimento é capaz de influenciar essa aproximação e que as emoções influenciam o movimento. O trabalho sobre o mesmo gera diminuição das tensões, maior abertura para a mudança e reflexão sobre o comportamento. Estes resultados reforçam a ideia de que a arte, enquanto experiência, desenvolve uma gama de capacidades mais estéticas, podendo influenciar a personalidade e o comportamento, a expressão, o pensamento crítico e a socialização. O vasto leque de vivências simbólicas e emocionais contribui, de modo especial, para a transformação. Desta forma, considerou-se que a dança contemporânea é um excelente meio de reflexão e um método capaz de promover aprendizagem transformadora em adultos.pt_PT
dc.description.abstractThe importance of embodiment for learning has been the subject of several studies. It was considered pertinent to analyze if the awareness of the movement could be an aid to the learning of adults, promoting the reflection of the didactic practice, generating a behavior change, greater approximation between teacher and student, thus facilitating the interaction between teacher and student. Taking into account that, today, we defend competences such as creativity, communication skills, collaboration and critical thinking, it is believed that this work was relevant in the search for ways to facilitate their development. Since movement is something natural to every human being, awareness and mastery of it can function as a way of reflection and modification of emotional states, as well as adoption of healthier and more efficient action patterns. According to the problematic and defined objectives, a case study of a qualitative nature was adopted, with the use of semi-structured interviews and the application of a program with the teachers during special hours, whose objective was to perceive the effects of the practice of dance classes contemporary art. From the results obtained it is verified that the teacher-student relationship is very important for the teaching-learning process, that the movement is able to influence this approach and that the emotions influence the movement. The work on it generates a decrease in tensions, a greater openness to change and reflection on behavior. These results reinforce the idea that art, as an experience, develops a range of more aesthetic capacities, which can influence personality and behavior, expression, critical thinking and socialization. The wide range of symbolic and emotional experiences contributes, in a special way, to transformation. In this way, it was considered that contemporary dance is an excellent medium for reflection and a method capable of promoting transformative learning in adults.pt_PT
dc.identifier.tid202710645
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6895
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática didáticapt_PT
dc.subjectDança contemporâneapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAprendizagem contínuapt_PT
dc.subjectAprendizagem de adultospt_PT
dc.subjectDidactic practicept_PT
dc.subjectContemporary dancept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectLifelong learningpt_PT
dc.subjectAdult learningpt_PT
dc.titleConscientização do movimento e aproximação: estudo de caso realizado com professores do 3º ciclo em escola particular de Campos dos Goytacazes – RJ/ Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Raphaela Carvalho Neto de Vasconcellos.pdf
Size:
1.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_Raphaela Carvalho Neto de Vasconcellos
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: