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Abstract(s)
Sob o pressuposto de que uma abordagem participativa e
de rede constitui um factor crítico de sucesso para a implementação
de políticas de marketing e branding territorial,
explora-se a sua materialização e relevância.
Esta abordagem assenta não numa perspectiva geográfica
e estática do território mas antes numa perspectiva relacional
e dinâmica do mesmo, assumindo-o como um espaço
colaborativo e de domínio partilhado onde é a dinâmica
das relações que potencia vantagem competitiva e o
processo de edificação da marca. Sob este pressuposto, os
stakeholders territoriais são simultaneamente emissores e
receptores da identidade e da marca territorial e é sobre
este direito e dever partilhado e omnipresente que se substancia
uma abordagem de rede. Assuming that a participative and network aproach is a
critical factor of success for the implementation of place
marketing and branding this paper explores its materialization
and relevance.
This aproach is based not on a geographic and static perspective
of places but in a relational and dynamic perspective,
assuming places as colaborative spaces and shared domains
where the dynamics of the relations leads to competitive advantages
and branding edificatiom. Under this, place stakeholders
are simultaneously emitting and receiving the identity
and the place brand and it is under this shared right and
duty that a network aproach is substantiated.
Description
Keywords
Marketing Marca territorial Território Organização em rede Sociedade da informação Territorial brand Territory Network organisation Information society
Citation
A obra nasce: revista de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 1645-8729. 6 (Out. 2009) 33-39.