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Efeito da realidade virtual na reabilitação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral espástica: revisão bibliográfica

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Abstract(s)

Introdução: a Paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio não-progressivo que afeta o cérebro em desenvolvimento danificando as áreas responsáveis pelo controlo do movimento e da postura. A fisioterapia é importante para aumentar a independência funcional, sendo essencial a melhoria do controlo postural e do equilíbrio. A realidade virtual (RV) oferece atividades desafiadoras num local seguro e controlado, permitindo, às crianças, terem uma aprendizagem mais ativa. Objetivo: compreender os efeitos da realidade virtual na reabilitação de crianças e adolescentes com PC espástica. Metodologia: A pesquisa foi realizada na base de dados/motor de busca B-on e PubMed, incluindo artigos randomizados controlados, de livre acesso, realizados em humanos, amostra constituída por indivíduos com idades inferiores aos 19 anos, artigos realizados em indivíduos com diagnóstico de PC espástica, artigos em que fosse usada a RV e com idioma inglês ou português. Resultados: 36743 artigos foram encontrados, dos quais 6 foram incluídos, de acordo com os critérios de inclusão. Conclusão: a maioria dos estudos apresentam melhorias após o tratamento com RV. No entanto, devem ser realizados mais estudos que permitam avaliar os seus efeitos.
Introduction: Cerebral Palsy (CP) is a non-progressive disorder that affects the developing brain, damaging the areas responsible for movement and posture control. Physiotherapy is important to increase functional independence, and it is essential to improve postural control and balance. Virtual Reality (VR) offers challenging activities in a safe and controlled place, allowing children to have more active learning. Objective: understand the effects of virtual reality in the rehabilitation of children and adolescents with spastic CP. Methodology: The research was conducted using B-on and PubMed, including randomized controlled articles, articles of free-access, human subjects, with a sample containing individuals aged less than 19 years, articles performed in individuals with a spastic PC, articles in which RV was used and English or Portuguese language. Results: 36743 articles were found, and 6 were included, according to the inclusion criteria. Conclusion: Most studies have improved after VR treatment however, should be realize more studies allowing evaluate the effects of VR.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Fisioterapia

Keywords

Paralisia cerebral espástica Realidade virtual Fisioterapia

Pedagogical Context

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[s.n.]

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