Repository logo
 
Publication

Literacia financeira entre estudantes universitários em Portugal: uma análise de dados secundários

dc.contributor.advisorBernardo, Sandra
dc.contributor.authorMoreira, Eduardo da Silva
dc.date.accessioned2024-09-13T15:54:44Z
dc.date.available2024-09-13T15:54:44Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Ciências Empresariaispt_PT
dc.description.abstractEste projeto de graduação tem como objetivo analisar o impacto da literacia financeira nos jovens, destacando a importância da educação financeira desde cedo e os benefícios que esta traz para o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa foca-se em identificar as principais lacunas no conhecimento financeiro dos jovens e propõe estratégias eficazes para integrar a educação financeira no currículo escolar. O estudo baseia-se em dados recolhidos através de questionários aplicados a estudantes de diferentes níveis de ensino e entrevistas com especialistas na área de finanças e educação. Os resultados demonstram que uma boa literacia financeira é crucial para a tomada de decisões financeiras conscientes e responsáveis, contribuindo para a prevenção de problemas como o endividamento excessivo e a má gestão de recursos financeiros. Além disso, o projeto explora programas de literacia financeira bem-sucedidos implementados em diversas regiões e analisa a sua eficácia. As conclusões sugerem que a inclusão de disciplinas de educação financeira nas escolas pode proporcionar aos jovens as ferramentas necessárias para uma vida financeira saudável e equilibrada.pt_PT
dc.description.abstractThis graduation project analyzes the impact of financial literacy on young people, emphasizing the importance of early financial education and its benefits for personal and professional development. By identifying the main gaps in young people's financial knowledge and proposing effective strategies for integrating financial education into the school curriculum, the study aims to foster informed and responsible financial decisions. Based on data from student questionnaires and expert interviews, the results highlight that strong financial literacy is essential to prevent issues like excessive debt and poor resource management. Additionally, the project reviews successful financial literacy programs in various regions, suggesting that incorporating financial education in schools equips young people with the tools necessary for a healthy and balanced financial life.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13189
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectLiteracia financeirapt_PT
dc.subjectEducação financeirapt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_PT
dc.subjectCurrículo escolarpt_PT
dc.subjectFinancial literacypt_PT
dc.subjectFinancial educationpt_PT
dc.subjectYoung peoplept_PT
dc.subjectPersonal developmentpt_PT
dc.subjectSchool curriculumpt_PT
dc.titleLiteracia financeira entre estudantes universitários em Portugal: uma análise de dados secundáriospt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PG_42604.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Projeto_de_graduação_42604
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: